18.2.08

18 de Fevereiro - Dia do Padroeiro São Teotónio




31 comentários:

Anónimo disse...

Eu Theotónio desiludido me confesso, porque nas ruas desta terra não hajam crianças a correr e a saltar com o nome de Teotónio, mas muitas delas com nomes que nada têm a ver com cultura mediterrânica, quando afinal no Brasil há pessoas muito influêntes com este nome.
Toca a pôr Teotónio aos meninos, reparem como ficam lindos estes nomes: Pedro Teotónio, João Teotónio, Nuno Teotónio, lindos e chiquérrimos dignos dos nomes de tias, até porque S. Teotónio, pertencia à alta nobreza minhota.
Sou um vagamundo mas sei umas coisas.
Theotónio

Anónimo disse...

E Jonas Theotónio não ficava bonito?
Tu lembras-te dum Senhor Theotónio da primeira década do século XX?
Depois desse creio não houve outro nesta zona, aqui não dão grande importância ao padroeiro.
Já foste ao Centro Paroquial ver a exposição?
Fui e gostei, não vou muito com padres, mas olha este moço que está aí tem umas ideias boas, a exposição está geitosa e a casa muito arranjada.
Jonas

Regedor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Regedor disse...

Hoje também foi lembrado na minha freguesia, mais um aniversário da morte de São Teotónio, o 1º Santo Português. Sou natural de Ganfei, Valença e nasci "uns metros mais acima" do local onde nascera o nosso Santo. Para quem não conhece esta aldeia, ficam convidados a visitar ou se quiserem, a visitar o meu recente Blog, Por Terras de Ganfei em http://por-terras-de-ganfei.blogspot.com

Anónimo disse...

Caro Regedor
Gosto de visitar este blogue e ontem descobri o seu, parabéns gostei.
Gosto muito de S. Teotónio terra, terra de mar, serra e charneca,linda não tanto a nivel de arquitectura, mais paisagismo, sinto um orgulho muito grande por ter como Padroeiro o grande Homem que foi São Teotónio, o senhor deve sentir muita honra de conviver com os lugares por onde Ele andou, também dizem que o Santo andou por cá, sempre o ouvi aos meus antepassados, também o autor da "Vida de S. Teotónio" diz mais ou menos isto: nos Algarves há uma igreja sua", está patente ao público uma exposição no salão Paroquial, em que dizem: "fizemos uma pesquisa em busca de igrejas dedicadas ao Santo a sul e apenas encontramos esta," realmente somos separados do Algave por uma ponte.
Conheço a sua terra, o seu Minho é lindo, faça uma visita ao meu Alentejo também é muito lindo.
Mirrósa

Anónimo disse...

ffffffff

Hipnos disse...

Caro Regedor,

Já conhecíamos o seu blog desde os primeiros tempos e é com muito agrado que o "recebemos" por aqui.

Talvez alguns São Teotonenses adiram ao seu convite porque o Minho e a vizinha Galiza são regiões soberbas.

Eu já visitei várias vezes a sua terra (em visitas particulares) e sei que diversos São Teotonenses também a visitaram, porque a paróquia organizou algumas viagens à terra de São Teotónio.


Saudações da equipa!

Hipnos disse...

Olá Mirrósa,

Gosto de a ver por aqui.

Cumprimentos!

Anónimo disse...

Caro Jonas
Fui também visitar a exposição no primeiro dia, gostei, tens razão no que dizes a respeito do padre, já falaste com ele?
Tomamos café há alguns meses os dois, achei geito de ser um Padre com tino, fez-me lembrar a conversa do Senhor padre Ximénes, uma conversa muito atinada.
Eu também não vou muito com coisas da Igreja, mas estou a gostar deste rapaz, já vi que gosta de ter as coisas muito arranjadas.
Theotónio

Anónimo disse...

Hipnos
Grata pela vossa gentileza.
Mirrósa

Anónimo disse...

Olá Lourinha,

Andas desaparecida do sítio onde te tornaste uma "habitué", a tua falta tem sido notada!

Anónimo disse...

Acordei ao som de noticias horriveis, que me fizeram perguntar: em que mundo vivemos?
Porém do lado de lá da janela do quarto, o pipilar ensonado das Andorinhas respondeu:
Estamos aqui, lindas como sempre.
A manhã chuvosa trouxe-me à memória uma bela noticia lida num jornal diário há alguns anos,após a chegada das Andorinhas a Itália, caiu um forte nevão, as infelizes caíam com de frio, o governo ordenou que apanhassem as que estivessem com vida, meteu-as num avião militar e levou-as para um país quente.
Lindo!
Será que hoje não há uma notícia com esta beleza para circular nos meios de comunicação?
Se o não há oiçamos:
O pipilar ensonado das Andorinhas e Pardais ao romper da manhã, contemplemos um casal de pombos em debandada e digamos:
Obrigada Meu Deus por esta notícia maravilhosa do teu amor infinito pelos homens, a quem ofereceste estes maravilhosos seres para lhes dar os Teus:
Bons-Dias.
Mirrósa

Anónimo disse...

Pode dizer-me porque diabo o brasão da sua terra é tão feio?
Ponham os cornos do boi nos rituais satânicos que fazem nessa zona e a junta de freguesia que mande fazer um brasão mais giro, eese só os ridiculariza...
Alexandre

Anónimo disse...

O seu comentário embora mordaz, está de acordo com o boi passante, era bem melhor meter o pobre animal no corral a descançar e meter lá um animal mais veloz.
Rita

Loura Platinada disse...

Hello Sebastian!

Estive em Madrid (Arco8). Antes disso, duas éguas (medeia e pandora) tiveram problemas e estive muito ocupada. Há um encontro este mês em Azeitão, em breve mando-te as coordenadas por email.

Au revoir!

Loura Platinada disse...

Caros Comentadores,

O brasão de São Teotónio é revelador de um mau gosto terrível, pena que a imagem da freguesia seja afectada, já que o boi se tornou uma anedota!

O brasão deveria projectar a história da freguesia, a cultura e a etnografia da região.

Mas afinal quem aprovou aquilo???

Hehehehe!

LOLLLLLLLL! :)

Loura Platinada disse...

Cara Mirrósa,


É um honra vê-la por aqui! Volte sempre!

Anónimo disse...

O Brasão de S. Teotónio é surreal, não lembra a ninguém com o minimo de sensibilidade a história do "boi passante", esta só põe esta linda região na lista da anedota, não foi também anedota o que se passou com a capela de S.Miguel?
Tudo isto revela a "História das Mentalidades" que tivemos, temos e é por toda esta falta de sensíbilidade que S. Teotónio não é uma terra com património embora anterior a 1483.
Os comentários a esta aberração estão muito bons, parabéns aos autores
Theotónio

Anónimo disse...

É pá, você detesta mesmo o pobre boi, que tal levá-lo ao talho do Costa e fazer uns bifinhos com cogumelos da carnica do bicho?
João Rosas

Anónimo disse...

Uma vez que o "Boi Passante" nos colocou na "lista da anedota", porque motivo não nos juntamos todos os homens de S.teotónio e não vamos pedir ao nosso Presidente da Câmara a demissão do Boi?
Seria uma manifestação inédita, gira e se o nosso Maior pedisse a intervenção da policia de choque meu caro seria o máximo, os homens desta terra pela primeira vez saíam do: "está tudo bem..." para a ribalta da comunicação social, já que todos os eventos aqui realizados como o Festival do Sudoeste lhes são sonegados!
Toca a fazer cartazes ir para a rua e gritar: "Abaixo o Boi Passante".
Rodrigues

Anónimo disse...

É pá que gira essa manifestação, vocês são o máximo e destestam à farta o pobre animal, também nã lembra a niguém por num brasão um "boi passante", já agora digam-me onde passa o boi?
Bárbara

Anónimo disse...

O boi passeia-se por S. Teotónio, todos os comentários de inspiração bovina são giros, olha que a manifestação é o máximo, vá homens encham-se de brio e vamos todos pedir ao maioral para retirar o boi do brasão, além de afronta é aberração, quando vejo o bicho a passar fico doente...
Zéca

Anónimo disse...

Já compreendi o motivo porque as autoridades locais não veem o estado caótico das ruas, puzeram o boi a fiscalizá-las e ficaram em casa, e o "boi passante" nã drome
mas não vê um boi...
Rita

Anónimo disse...

Ontem visitei a exposição está óptima.
Palmira

Anónimo disse...

Não sou homem de Igreja, acredito em Deus e em toda a tirania que exerceram sobre Jesus Cristo, tirania essa que se repete todos os dias e hoje através das TV´s vimo-la ao vivo no mesmo momento, gosto de ver procissões, à sua passagem tiro o chapéu, por respeito à Cruz, às Imagens ao celebrante e aos participantes, gostei da procissão de Sexta-Feira Santa, fiquei enojado com a atitude de dois certos senhores na rua atrás do correio, um deles devido à sua posição devia manter a linha, o outro goza com tudo e com todos, julgou-se sempre o mais inteligente e o maior não passa dum pobre coitado que vejeta por aí, só criticar tudo e todos, sinal perfeito ser o refugio encontrado para cobrir a sua fraqueza, sim porque afinal é um daqueles tipos que apenas merce dó...
Theotónio

Anónimo disse...

Theotónio

Também fiquei chocado com a atitude desses dois tipos, mas mostraram bem o seu carácter, tipos como esses nem merecem que percamos tempo a falar deles.
Jaime

Anónimo disse...

É Pá,esses dois homens só vêm dinheiro na frente e bola, jamais poderiam pensar no que simboliza uma procissão numa Sexta-Feira Santa, eu sou ateu, ninguém tem culpa de não encontrar Deus mas respeito todas as religiões e seus seguidores, não me meto em politicas também respeito quem as segue, o que meu amigo Theo me contou foi muito feio, mas esses dois homens já fizeram algo de bonito nesta terra?
Jonas

Anónimo disse...

OS LEITORES DE ESTA PÁGINA SABEM QUE S. TEOTÓNIO É UMA ALDEIA DO CONCELHO DE ODEMIRA, MAS FALTA O RESTO. ESTE SANTO, NASCEU NA FREGUESIA DE GANFEI CONCELHO DE VALENLA - ALTO MINHO-ONDE TEM A SUA CAPELA. SEU NOME ESTÁ NA TERRA DE ODEMIRA, HOSPITAL DE VISEU, DIOCESE DE VIANA DO CAASTELO, E MUITOS MAIS. ELE FOI DOS FUNDADORES DO MOSTEIRO DE SANTA CRUZ EM COIMBRA, ONDE TEM A SUA CAPELA E ESTÁ SEPULTADO E ONDE FOI O PRIMEIRO PRIOR.

Hipnos disse...

Caro "anónimo"

Agradecemos o seu comentário e desejamos que continue a visitar-nos.

Não colocámos nenhuma postagem dedicada à história do santo padroeiro porque a página teotonio.net contém informações a esse respeito. Bem como outras páginas da região cujos autores copiaram a história de S. teotónio da teotonio.net.

Recentemente houve uma exposição em S. Teotónio sobre a história da paróquia e do seu padroeiro. Por outro lado várias pessoas de S. teotónio já visitaram Ganfei e ocasionalmente são organizadas excursões à terra do padroeiro. Cremos assim, que muitos leitores até sabem alguma coisa sobre o santo.

São teotónio é uma vila, sede de freguesia, a maior freguesia do país (em área) e pertence ao maior concelho (em área) do país e da Europa - Odemira.

Como parece ser conhecedor da vida do santo, aqui deixamos esta pergunta: Sabe porque é que costumamos dizer "Sã titóino nã drome" (São teotónio não dorme)?

Os melhores cumprimentos.

Anónimo disse...

Caro(a)Senhor(a)
S.Teotónio é uma Vila do Concelho de Odemira, a maior freguesia em área de Portugal, talvez ainda a maior da Europa e a maior Paróquia do nosso continente.
Esta Vila tem como padroeiro o grande Homem de grandes virtudes e sabedoria que é São Teotónio, tão grande o foi que o nosso primeiro Rei disse quando da sua morte:" a sua alma no Céu entra primeiro no Céu que o corpo desça à sepultura",
Foi canonizado um ano após a sua morte.
Luís de Camões cantou- o nos "Lusíadas", o que revela a sua importância na génese da Nação Portuguesa.
É uma grande honra para esta terra dos confins do Alentejo ter o nome duma figura tão sublime originária do Alto-Minho.
Mirrósa

Anónimo disse...

S.TEOTÓNIO - 18 DE FEVEREIRO--
TEM NOME EM:
-CAPELA,LARGO E ESTÁTUA ONDE NASCEU
-SEMINÁRIO DE MONÇÃO
-POUSADA EM VALENÇA
-LARGO ANTIGOS CTT VALENÇA
-ESTÁTUA EM VALENÇA
-DIOCESE VIANA DO CASTELO
-CAPELA EM SANTA CRUZ - COIMBRA
-PADROEIRO DE VISEU
-HOSPITAL DE VISEU
-ALDEIA DE ODMIRA
- Muitos mais lugares sem conta.