14.2.08

Inauguração da “Exposição São Teotónio”

Esta imagem retrata a procissão em honra de Nossa Sr.ª do Rosário numa das vias principais de São Teotónio na primeira metade do século passado – a rua Alexandre Herculano, nos tempos em que ainda não haviam prédios de dois e três pisos e em que o pavimento era revestido em pedra.




Passados alguns anos, já na segunda metade do século XX uma outra procissão é novamente retratada, porém a rua começa a adquirir uma nova compleição resultante da edificação de novas habitações.


Poderá descobrir curiosidades como esta na Exposição "São Teotónio” dedicada à história da paróquia e do seu santo padroeiro.

A exibição será inaugurada no próximo domingo 17 de Fevereiro, véspera do dia litúrgico de São Teotónio e estará aberta ao público no Salão Paroquial ao longo dos próximos tempos.



Autor das Imagens - Sr. João Paulino, Fotógrafo.

15 comentários:

Anónimo disse...

Belas fotos, adoro fotos antigas, já as coloquei no www.RioMira.Net

Queria vos ajudar na contrucao de uma pagina para steotonio tenho alojamento e dominio já disponivel:

www.STEOTONIO.NET

Anónimo disse...

Caros Bloguistas
Este Senhor que vos está a aliciar não é um que plagiou os artigos da Mirrósa do teotónio.net?
Cuidado, o vosso blogue é muito bom tenham cuidado ele não faça o mesmo.
Jonas

Anónimo disse...

este sr. esta na Internet desde dos anos 90, o objectivo é reunir os artigos num só site, e nao deixar morrer os excelentes artigos dessas páginas temporarias que por ai aparecem e desaparecem, como a excelente página de reliquias que se perdeu e nunca mais foi vista, uma das 1º a aparecer na internet de odemira.

se vosse deixa-se de ser competitivo e fosse mais colaborativo no desenvolvimento da internet no concelho de odemira, todos ficariamos a ganhar.

Hipnos disse...

A propósito dos artigos da Mirrósa, é sabido que esse indivíduo plagiou os textos e mesmo quando foi questionado acerca da sua legitimidade para publicá-los sem fazer referências à autora nem se dignou a responder.

Sendo a Mirrósa alguém que publica na imprensa e tem experiência nesse campo, deveria evidentemente tomar as medidas para acabar com a usurpação do trabalho que disponibilizou para ser publicado na página teotonio.net.

Quanto à cópia de imagens e de textos de blogs e páginas regionais para um pseudo-site do concelho é usurpação! É indigno! E no nosso caso se nos sentirmos atingidos, imputaremos essas pessoas pelos seus actos.

Consideramos curiosa a pretensão da eternidade desse mega-site versus a temporalidade e efemeridade dos outros!

Hipnos disse...

DEIXAMOS AOS PLAGIADORES / CÁBULAS ALGUMAS DICAS:

Código dos Direitos de Autor e Direitos Conexos - Lei 45/85 de 17 de Setembro

Artigo 76

Requisitos
1- A utilização livre a que se refere o artigo anterior deve ser acompanhada:

a) Da indicação, sempre que possível, do nome do autor e do editor, do título da obra e demais circunstâncias que os identifiquem;

b) No caso da alínea d) do artigo anterior, de uma remuneração equitativa a atribuir ao autor e ao editor pela entidade que tiver procedido à reprodução;

c) No caso da alínea g) do artigo anterior, de uma remuneração a atribuir ao autor e ao editor.

2- As obras reproduzidas ou citadas, nos casos das alíneas a), e), f) e g) do artigo anterior, não se devem confundir com a obra de quem as utilize, nem a reprodução ou citação podem ser tão extensas que prejudiquem o interesse por aquelas obras.

3- Só o autor tem o direito de reunir em volume as obras a que se refere a alínea a) do artigo anterior.


Sempre que se utiliza material existente na Internet, quer esteja ou não protegido, a fonte deve ser identificada - indicação, sempre que possível, do nome do autor e do editor, do título da obra e outras circunstâncias que os identifiquem.


A International Standards Organization (ISO) criou uma norma para as referências bibliográficas de documentos electrónicos, designada por ISO/DIS 690-2.

E finalmente a famosa NORMA PORTUGUESA para referências bibliográficas: NP 405-1. Homologação no Diário da Républica III Série, N.º 128 de 03 de Junho de 1994.
Fácil de usar e de entender, é o grande código em matéria de referências bibliográficas.


Quem quiser explicações sobre referenciação bibliográfica disponha! Temos muito gosto em ajudar!

Mande email!

Anónimo disse...

Caro Senhor Rio Mira
É bonito reunir bons artigos da net, de jornais sobre Odemira e publicá-los na net, mas muito feio plagiar artigos, uma frase que seja.
Ensinei aos meus filhos quando andavam na escola e escreviam por exemplo: "aqueles que da lei da morte se vão libertando", devem por entre aspas e dizer tal como Camões disse:"(...)
Isto sim é correcto o contrário meu caro é roubo porque as palavras também se roubam, acho bem se faça tudo por tudo para elevar o nosso Concelho mas com dignidade e consideração uns pelos outros.
Jonas

Anónimo disse...

RioMira.net

é na base de WIKI, quer dizer todos ajudam a construir o site, qualquer um pode ir la alterar os textos e ajudar na sua elaboracao, a vossa participacao ainda nao foi vista por lá!

Anónimo disse...

...Uma das características definitivas da tecnologia wiki é a facilidade com que as páginas são criadas e alteradas - geralmente não existe qualquer revisão antes de as modificações serem aceitas, e a maioria dos wikis são abertos a todo o público ou pelo menos a todas as pessoas que têm acesso ao servidor wiki. Nem o registro de usuários é obrigatório em todos os wikis...

Anónimo disse...

Compreendo que todos tenham acesso aos wikis, mas escrever os textos que são publicados na net como se fossem seus é muito feio, a net é um mundo mágico, não lhe destruamos a magia e o encanto com atitudes incorrectas.
Theotónio

Hipnos disse...

A exposição está muito bem organizada e conta história da paróquia e do seu santo padroeiro sob diversos ângulos através de lendas, contos populares, e trechos de história fundamentados em documentos da Torre do Tombo e bibliografia de referência, bem como de arte sacra, alfaias sagradas, fotografias e muitas curiosidades que todos os São Teotonenses deveriam conhecer!

Parabéns aos organizadores e promotores!

Anónimo disse...

Parabéns aos organizadores exposição está muito boa! Como uma das pessoas que por lá encontrei também já foi roubada por esta criatura que se intitula "senhor" mas de senhor não tem nada, queria avisar os organizadores para terem cuidado, porque pode roubar-vos também! Ainda por cima vem para aqui fazer a apologia da "tecnologia wiki"... TECNOLOGIA?!!! Boa, boa! A propósito qualquer aluno pré-universitário sabe que esse tipo de fontes não são recomendáveis, não são fidedignas!

Aproveito a oportunidade para deixar aqui esta informação, pode ser que a parte de "Ter a responsabilidade de nos expressarmos pelas nossas próprias palavras" seja lida por alguém e tenha a sensatez de aplicar isso lá no site onde não quer escrever porque não sabe! A iliteracia expressa-se sob diversas formas.

Código de Conduta para Bloggers
Tim O'Reilly, criador do termo Web 2.0 e Jimmy Wales, um dos fundadores da enciclopédia on-line
Wikipédia, tiveram a ideia de criar um Código de Conduta para os Bloggers.
Esta é uma versão simplificada em português.
Comemoramos a Blogosfera porque ela envolve uma conversa franca e aberta. Mas a falta de franqueza
não deve significar falta de civismo.
Apresentamos este Código de Conduta para Bloggers na esperança de ajudar a criar uma cultura que
encoraje a expressão pessoal e a conversa construtiva.


1. Ter a responsabilidade de nos expressarmos pelas nossas próprias palavras e reservamos
o direito de restringir comentários no nosso blog que não estejam conforme os padrões
básicos de civismo.

2. Não dizer nada on-line que não diríamos pessoalmente.

3. Se os conflitos aumentarem de intensidade, entrar em contacto pessoalmente antes de
responder publicamente.

4. Quando acreditarmos que alguém está sendo atacado por um outro injustamente,
tomaremos alguma providência.

5. Não permitiremos comentários anónimos, mas permitiremos comentários com nicknames.

6. Ignoraremos os trolls*
[* nota da versão em português] Troll: designa uma pessoa ou grupo cujo comportamento
tende sistematicamente a enfurecer ou provocar as pessoas numa discussão. O Troll
costuma deixar comentários provocadores ou difamatórios nos blogs.

7. Incentivaremos os Bloggers quanto à imposição mais rigorosa destas condições de serviço.

J. Guerreiro

Hipnos disse...

Caros comentadores,

Para além dos vossos comentários, temos recebido emails e telefonemas de amigos e visitantes do blogue que têm alertado sobre a presente situação, manifestando profunda repulsa pela cópia abusiva das postagens.

Estamos atentos e tomaremos as medidas que considerarmos necessárias para impedir a pilhagem deste blogue.

AGRADECEMOS AS SUGESTÕES (AND THE WAR STRATEGIES) QUE NOS FORNECERAM!

Anónimo disse...

Parabéns aos responsáveis pela exposição está um primor.
João Paulo

Anónimo disse...

A exposição está boa, mas está a ser pouco divulgada. Muita gente em São Teotónio nunca ouviu falar. Deviam fazer uns anúncios para colocar em lugares estratégicos.

Anónimo disse...

A exposição está ok, cinco estrelas.
César