19.1.10

Concurso para a criação do logótipo da Freguesia de São Teotónio

No passado dia 4 de Janeiro iniciou-se um concurso para a criação de um logótipo da freguesia de São Teotónio. São aceites candidaturas individuais ou em grupo e cada candidato pode apresentar uma ou várias soluções.


O prazo para entrega de propostas termina a 9 de Março de 2010 e os interessados podem consultar o regulamento do concurso no site da freguesia.

Boa sorte!

http://www.f-steotonio.pt/

7.1.10

O Loteamento da "Cerca da Fonte"

O loteamento da “Cerca da Fonte” foi executado nos primeiros anos da década passada. A legislação que vigorava nessa época, já impunha diversas regras relativas ao urbanismo que não foram aplicadas.

As barreiras arquitectónicas surgem a cada passo, o mau estado dos pavimentos, a sujidade e o lixo nas ruas, a má qualidade do desenho urbano e os escassos acessos para viaturas de maior dimensão, tornam este loteamento verdadeiramente caricato.

A criação de acessos para os automóveis no interior dos lotes, criou também diversas rasteiras para o transeuntes devido às alterações que os proprietários fizeram nos passeios.
A necessidade de criar acessos para viaturas de bombeiros ditou o derrube parcial de uma obra vizinha de um confinante de modo a existir pelo menos um acesso a esta zona residencial, já que no outro acesso a estreiteza da rua Dr. Jaurés não permite a circulação de veículos de maior dimensão.

Este loteamento teve um grande impacto na zona da Rua da Fonte, por um lado possibilitou a criação de uma nova área de estacionamento automóvel, por outro mudou a compleição do extremo desta rua, nomeadamente na adjacência da rua da fonte.

Curioso, é o facto de num loteamento onde foram esquecidas as regras da acessibilidade e onde existem inúmeras barreiras arquitectónica, existir uma escadaria e uma rampa monumental para aceder à antiga fonte.

Ou seja, se em todo o percurso de acesso à fonte não são cumpridas as normas, para quê no final do percurso cumpri-las se qualquer pessoa com mobilidade condicionada dificilmente lá chega? Não Faz sentido!


Certo é que a antiga rua tinha maior encanto e enquadrava-se bastante melhor na urbanidade da nossa vila.

A actual configuração daquela zona, criou uma barreira física e visual entre a fonte e zona adjacente, gerando assim uma área marginal e mal cuidada! Alguém se lembra do antigo tanque com as lavadeiras e a torneira com água cristalina onde todos podiam beber?