23.2.09

Creche em São Teotónio

Numa cerimónia aberta à população foi oficializada a Assinatura do Acto de Consignação e o Lançamento da primeira pedra da futura Creche de São Teotónio decorreu no passado dia 21 de Fevereiro pelas 16:00h com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Segurança Social e da entidade promotora do projecto a Sociedade Recreativa São Teotonense.


Este novo equipamento está inserido no Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais - PARES, no qual é prevista a criação de cerca de 300 lugares em creches para o distrito de Beja.
A obra será promovida por diversas entidades regionais, nomeadamente a Câmara Municipal de Odemira, as Juntas de Freguesia de São Teotónio e da Zambujeira do Mar, a Caixa de Crédito Agrícola Mutuo de São Teotónio, e o financiamento será assegurado pela Secretaria de Estado da Segurança Social, que assume cerca de 408 984.00 € e a Sociedade Recreativa que disponibiliza um valor aproximado de 228 094.00 €.

A Creche será implantada na periferia da FACECO, no Loteamento da Cerca da Bemposta, Lote 36, num terreno cedido pela Junta de Freguesia de São Teotónio e terá a capacidade para receber 66 crianças entre os 3 meses e os 3 anos, residentes em São Teotónio e nas freguesias limítrofes.
Imagem Extraída do Banco de Imagens do Google.

4.2.09

ZMAR - UM EMPREENDIMENTO LONGE DO MAR NA LONGUEIRA/ALMOGRAVE!

No início do verão de 2009 está prevista a inauguração de um empreendimento turístico de grande escala no concelho de Odemira. O empreendimento de cinco estrelas denominado de "ZMAR – eco camping resort” será implantado numa área superior a 80 hectares e apresenta uma capacidade para alojar 3 000 utentes e para receber cerca de 1 000 visitantes – numa densidade (sem contar com os empregados) de cerca 49 pessoas / hectare.

Relativamente ao local de implantação deste recinto, a densidade populacional é muito superior à densidade prevista pelo PDM de Odemira para o turismo - 6 pessoas / hectare para Espaços Agro-Silvo-Pastoris II; não contando também que a propriedade tem diversas classificações do PDM (devido à sua extensão) nomeadamente Espaços Agrícolas onde as restrições relativamente à ocupação e edificabilidade são ainda maiores!

A propriedade encontra-se igualmente incluída na REDE NATURA 2000 - Sítio da Lista Nacional PTCON0012 , cuja legislação contempla inúmeras limitações / restrições para determinadas actividades, incluindo este tipo de turismo dirigido às massas.

Em 2005 o projecto foi elevado à categoria de PIN e volvidos 4 anos estará a abrir as portas, tendo a capacidade para receber os habitantes de uma pequena cidade. Os hóspedes e visitantes terão de se deslocar na parca rede de estradas do concelho de Odemira e procurarão ir a banhos nas exíguas praias dos arredores, onde no pino do verão mal existe um lugar para uma toalha!

O parque de campismo terá uma área de alojamento com Chalets – T2; Hotel Móvel – T1 Unidades móveis com rodas; e uma área designada de Alvéolos para estacionamento de auto-caravanas e instalação de tendas com os habituais serviços de apoio – balneários.

O empreendimento terá ainda outros serviços, dos quais se destacam o parque aquático com piscina de ondas coberta, a piscina infantil e a piscina descoberta com 100 metros de comprimento; o parque de diversões infantil; as zonas desportivas; o centro de bem-estar ou Spa; o restaurante / bar; o supermercado e uma área destinada a empresas para convenções e eventos etc.

O programa é ambicioso; e sob o lema do VERDE e do ecologicamente correcto, criou-se o santo graal da sustentabilidade às portas do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Tudo é VERDE e VERDE MAIS VERDE NÃO HÁ!

É um “ecoturismo verde para crer” onde é divulgado em www.zmar.eu que:
“O Zmar irá de encontro aos princípios ecológicos” e para além do já tão badalado recurso a energias alternativas, recolha selectiva de lixos / reciclagem, o programa VERDE é tão ambicioso que chega ao ponto de divulgar que no ZMAR os sabonetes serão de origem vegetal e biodegradáveis; e os copos e pratos de plástico feito de barbas de milho!

Relativamente às emissões de CO2 os promotores do ZMAR também arranjaram soluções, declarando que “Sempre que possível, todos os produtos no ZMAR são comprados no país, reduzindo assim as emissões de CO2 causadas pelo transporte e a circulação de veículos automóveis é limitada dentro do ZMAR: utilizamos carrinhos eléctricos para reduzir as emissões de CO2".

Curiosa tamanha preocupação com as emissões de CO2, num empreendimento cuja implementação faz a apologia do uso da madeira, destruindo florestas (certificadas para o uso na construção) e exterminando os habitats criados nessas mesmas florestas. Aqui não haverá emissões de CO2?

Já agora essa madeira será tratada com que tipo de produtos que impeçam a contaminação dos xilófagos ou aumentem a resistência ao fogo (conforme determinam as normas)?

Que outro tipo de materiais complementarão a construção? Serão também VERDES os isolamentos e os impermeabilizantes?

E os camiões que se deslocam diariamente para a herdade de a-deMateus, as gruas; o abate de vegetação autóctene; a terraplanagem e movimentação de terras; os reservatórios de água artificiais; a impermeabilização do solo (embora teimem que será muito permeável!) …

E os milhares de toneladas de produtos transportados em camiões, carrinhas etc; que abastecerão constantemente o empreendimento?

E por fim as pessoas que ali se deslocarão diariamente?

Bem talvez seja legítimo impedir que a circulação dos veículos dos casalinhos que ali pernoitam e dos grupos que vão para os mergulhos nas piscinas, porque senão o ruído e a qualidade do ar assemelhar-se-ão ao da Baixa Lisboeta.

Bem… para não falarmos dos cerca de 26 km que esses milhares de casalinhos farão (de ida e volta) se quiserem ir, pelo menos uma vez por dia à praia da Zambujeira! A estrada n.º 393 vai parecer a segunda circular numa sexta-feira em hora de ponta.

Esperamos então que este empreendimento seja um sucesso, que traga muitas “VERDINHAS” para os investidores e que com o passar do tempo não seja esquecido o rol de promessas que inventaram para licenciar o empreendimento.

É que os promotores salvaguardaram-se e afirmam que a informação divulgada “não tem carácter contratual” e temos de ter sempre dúvidas em relação a um empreendimento que difunde uma mensagem dúbia relativamente à sua situação geográfica!

Vejamos: o nome é ZMAR – e isto lembra a ZAMBUJEIRA DO MAR! (No mínimo sugere que se situa à beira-mar). Mas na realidade localiza-se na Longueira/Almograve, na periferia da freguesia de São Teotónio e em linha recta situa-se a mais de 10 Km da Zambujeira! Por estrada são mais de 13 km!

Já se vêem operadores a divulgar o ZMAR na Zambujeira do Mar e haverá sempre aqueles que vêem ao engano (como no Festival do Sudoeste) fazem uma reserva a pensar que vão pernoitar na Zambujeira e afinal…

24.1.09

A SIC no condomínio da Laginha na Zambujeira

NOTA: a audição desta reportagem é beneficiada se desligar o som do rádio do blog em baixo à sua direita antes de clicar no botão play.

Vídeo extraído de: http://www.youtube.com/watch?v=qWVwWfAU_qY

20.1.09

A Polícia Judiciária na Câmara Municipal de Odemira

Ao longo do dia têm sido veiculadas várias notícias nos órgãos de comunicação social que confirmam a presença de inúmeros inspectores da polícia judiciária no edifício da Câmara Municipal de Odemira.

A investigação levada a cabo pela Direcção Central de Investigação da Corrupção e Criminalidade Económica e Financeira baseia-se em alegadas suspeitas de irregularidades ocorridas neste e no anterior mandato do Sr. Presidente António Camilo.

O Correio da Manhã online publica hoje em destaque a seguinte informação:


"Vários processos de licenciamento suspeitos
Buscas na Câmara de Odemira


Cerca de 30 inspectores da Polícia Judiciária (PJ) do Direcção Central de Investigação da Corrupção e Criminalidade Económica e Financeira (DCICCEF) estão a realizar buscas na Câmara Municipal de Odemira.

Em causa estão dezenas de processos de licenciamento considerados 'suspeitos'. Trata-se de uma investigação que já vinha sendo desenvolvida pela PJ há alguns meses e que recai sobre o actual e anterior mandato do presidente António Camilo eleito pelo Partido Socialista.

Para além das instalações da câmara, estão também a decorrer buscas em vários domicílios particulares e ateliers de arquitectos.

Suspeita-se dos crimes de corrupção, peculato e abuso de poder."

"Presidente admite irregularidades em obras particulares

O presidente do município alentejano de Odemira, António Camilo (PS), admitiu que as buscas realizadas pela Policia Judiciária (PJ) na autarquia podem estar relacionadas com processos de obras particulares.

Segundo António Camilo, 'um dos inspectores já tinha estado na Câmara há uns meses atrás, a pedir dois ou três processos relacionados com obras particulares', os quais 'levou' consigo.
'A PJ talvez tenha voltado para aprofundar a investigação', admitiu, mostrando-se de 'consciência tranquila' e referindo que, hoje de manhã, 'não falou muito tempo com os inspectores'.

Segundo o autarca, 'dois inspectores' da PJ entraram hoje de manhã na Câmara 'com um mandato', com o intuito de 'fazer buscas na Câmara'.

António Camilo, que estava de saída para uma Assembleia Municipal extraordinária na sede de freguesia de Sabóia, garantiu que se colocou 'à disposição' dos inspectores e criou 'as melhores condições possíveis para fazerem o seu trabalho'.

'Disponibilizei as instalações e todos os serviços da Câmara e coloquei a minha chefe de gabinete e um vereador à ordem daquilo que os inspectores entendessem útil no sentido de lhes facilitar a tarefa que foram fazer', disse
."

Texto e Imagem Extraídos de http://www.correiodamanha.pt

6.1.09

Brindes do Bolo Rei

Em Portugal comemora-se o dia de Reis com alguma parcimónia, beberrica-se um licor e comem-se as sobras dos bolos e dos bombons; procura-se o brinde no Bolo-rei.

Há quem arranje fôlego para cantar as janeiras ou organizar uma festa familiar, contudo nada pode ser comparável à nossa vizinha Espanha onde “Los Reyes” são vividos intensamente.


Em São Teotónio nunca existiu a tradição de enfeitar o espaço público nesta quadra, contudo ao longo dos últimos anos as ruas têm sido singelamente decoradas, com umas iluminações muito simples, que mal chegam a despertar o espírito de Natal nos transeuntes.

Umas estrelas, uns pinheiros e uns cordões luminosos são alguns dos escassos enfeites que brilham no natal da vila.

Por ser dia de Reis, espera-se que as decorações e iluminações natalícias sejam retiradas em breve das ruas. Como felizmente há pessoas em São Teotónio que “nã dromem” foram executadas algumas decorações de Natal particulares que animaram a vila, ao longo destes dias.

Entre vários particulares que tiveram a simpatia de quebrar o frio das noites com animados e coloridos enfeites houve alguns que se excederam, pela ousadia, pela criatividade ou pela profusão de luzes.

Em dia de provar do bolo-rei calha a fava para a iluminação pública e os brindes para as decorações do Sr. Machado na sucata e dos manos Luz na oficina da rua 25 de Abril.

Esperemos que no próximo ano calhe também um brinde à iluminação pública!