18.9.07

Moda Outono/Inverno 07/08


ATENÇÃO FASHION VICTIMS!



Esqueçam a 5th Avenue em Nova Iorque; a Causeway Bay em Hong Kong; a Avenue des Champs-Elysées em Paris; a New Bond Street em Londres; a Via Condotti em Roma ou Ginza em Tóquio!

O Mercado Mensal e a Feira de Setembro em São Teotónio estão repletos de vestes, acessórios e adereços griffés, e até para comprarem jóias e relógios não precisam de todo ir até à Place Vendôme em Paris… o epicentro da moda é aqui mesmo na nossa vilazinha!


9.9.07

Nova Extensão de Saúde




Todos lamentamos as carências dos serviços de saúde no concelho de Odemira. As necessidades manifestam-se em todos os níveis, até na prevenção primária, mas é ao nível da emergência que as queixas da população se exacerbam! A distância entre Odemira e os Hospitais de Beja e de Santiago preocupa-nos e as soluções encontradas para resolver os casos mais graves têm falhado com frequência… e por vezes quando chegam as equipas do INEM já é tarde! É difícil resolver as questões da Saúde num concelho onde os médicos teimam em não preencher as vagas abertas pelo Serviço Nacional de Saúde e onde a população não tem meios económicos para aliciar a instalação de clínicas privadas.

As dimensões do concelho, a morfologia da ocupação do território, a complexidade das dinâmicas territoriais, a demografia flutuante (um número baixo de residentes em oposição ao aumento exponencial da população nos meses quentes) são factores pertinentes na determinação de um modelo que resolva eficazmente o problema da saúde em Odemira.

Por outro lado, a questão da distância relativamente ao Hospital de Beja ou de Santiago revela-se um problema complexo e a crise despoletada no início de 2007 foi apenas a mediatização de um dos casos que aqui ocorrem com frequência. Essa crise trouxe porém algumas promessas, nomeadamente a modernização do equipamento do Centro de Saúde de Odemira e a criação de um serviço de apoio paramédico através de uma viatura conduzida por enfermeiros.

Em São Teotónio esta situação é bem visível, agravada pela sua situação geográfica (no extremo sudoeste do concelho de Odemira), pela a vastidão da freguesia, pela dispersão dos povoados e pela fraca densidade populacional. No decorrer das últimas décadas a freguesia tem sido servida por uma Extensão de Saúde que hoje se revela obsoleta, não apresentando as condições necessárias para a prestação de cuidados de saúde básicos.






Para minorar os problemas resultantes da situação actual seria necessário implementar medidas que contemplassem a modernização de instalações e de equipamentos; o reequacionamento dos meios existentes e a flexibilização do pessoal disponível. A actual situação pode vir a ser mudada em breve, agora que foi aberto um concurso público para a construção de uma Nova Extensão de Saúde na II Série do Diário da Republica de 16 de Agosto de 2007.

Esperamos que esta nova Extensão de Saúde venha contribuir para melhorar a qualidade de vida das populações e possa constituir um apoio nos momentos mais difíceis, já que a distância que nos separa dos serviços de urgência deveria ser compensada não só pela existência de postos médicos modernos e bem equipados mas também pela contratação de pessoal qualificado que saiba responder às necessidades dos doentes de modo individualizado e acima de tudo humanizado!