9.9.08

O concelho "Odemirável"!

As dunas do litoral de Odemira, um património natural único que deveria ser preservado e resguardado devido à sua extrema vulnerabilidade, são quotidianamente invadidas por verdadeiros “predadores “ que as destroem perante os olhares calados de todos os odemirenses.

Para além da construção ou das explorações agrícolas que avançam sobre as dunas, os turistas apropriam-se deste território e nele acampam, caminham fora dos trilhos, fazem fogueiras, recolhem arbustos, avançam com os veículos sobre a vegetação e ali abandonam o lixo.

Noutras zonas do país criaram-se infra-estruturas nas áreas dunares para colmatar este flagelo. Deste modo, já é comum em algumas regiões do litoral as dunas serem protegidas com passadiços em madeira, dotados de zonas de repouso e de contemplação, áreas para refeição e actividades físicas, receptáculos do lixo, protecção contra estacionamento de veículos e criação de percursos de ligação entre as praias e a rede viária.

Nas dunas da Zambujeira do Mar espera-se a criação de uma infra-estrutura desta natureza, se possível respeitando as regras básicas da acessibilidade para deficientes e complementada com uma ciclovia – é pedir muito?

Restam as outras áreas dunares do concelho, muito particularmente as da freguesia de São Teotónio, onde tudo se consente e tudo se faz! A recolha dos despojos dos turistas e a criação de receptáculos do lixo será pedir muito?

5.9.08

São Teotónio não existe!

Quem se lembra do Programa “Horizontes da Memória” do Sr. Professor José Hermano de Saraiva dedicado ao concelho de Odemira, em que não houve qualquer menção à maior freguesia do país? Ou os cartazes da “Faceco – Feira da Actividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira” que em letras pequenas indicam que a feira se realiza em São Teotónio, levando muita gente a deslocar-se a Odemira à procura desse certame? E o “Festival do Sudoeste” ? Aquele que todos afirmam realizar-se na Zambujeira do Mar, mas na realidade é em São Teotónio que tem lugar? Estes são apenas pequenos exemplos entre um infindável rol de situações que todos nós conhecemos!

No passado dia 26 de Agosto a Zambujeira do Mar acolheu o Programa "Verão Total" da RTP e uma vez mais São Teotónio foi a freguesia “esquecida” do concelho de Odemira! Serenella Andrade e João Baião estiveram no epicentro do acontecimento entrevistando quem por cá vive e por cá trabalha, cidadãos ilustres e ilustres desconhecidos e responsáveis autárquicos. Os apresentadores foram coadjuvados por uma equipa de entrevistadores desdobrando-se em reportagens por diversos locais do concelho. No programa criou-se a imagem de um concelho turístico (com água do mar muito fria e uns supostos problemas ambientais e urbanísticos que os responsáveis da autarquia trataram de minimizar), com aptidão agrícola (apesar daquele produtor de vinho que veio de Torres Vedras para Odemira afirmar que os solos são pobres etc.)… enfim! Falemos agora do que interessa!

Estavam lá os responsáveis da autarquia, foram entrevistadas pessoas de São Teotónio e ninguém, mas ninguém fala desta terra? Quem entende de dinâmicas territoriais sabe perfeitamente a posição estratégica que São Teotónio ocupa no concelho de Odemira, sabe qual é o seu potencial, as suas vocações e aptidões e sabe também que esta freguesia devia de ter “outro tratamento”!