27.5.09

Bandeira Azul 2009


O início da época balnear é marcado pela divulgação nos órgãos de comunicação social da lista de zonas balneares galardoadas pela Associação Bandeira Azul da Europa – ABAE.

As normas de atribuição da Bandeira Azul contemplam diversos 29 critérios, dos quais 23 devem ser obrigatoriamente cumpridos. Deste modo a Bandeira Azul constitui um símbolo de qualidade ambiental distinguindo praias e marinas através dos seguintes parâmetros: qualidade da água; Informação e educação ambiental; gestão ambiental e equipamentos; segurança e serviços.

No presente ano a Associação Bandeira Azul voltou a premiar a Zambujeira do Mar; a praia do Carvalhal em São Teotónio e a praia das Furnas em Milfontes, distinguindo também em 2009 a praia do Almograve.

É uma distinção que prestigia não só as praias, mas também o turismo local e o concelho de Odemira!
Imagens Extraídas de http://www.abae.pt/

8.5.09

Programa Polis no Litoral Alentejano e Costa Vicentina

No passado dia 3 de Maio, no decorrer de uma visita a Vila do Bispo, o ministro do Ambiente Nunes Correia anunciou que o Sudoeste Alentejano e a Costa Vicentina vão ser requalificados através de diversas intervenções no âmbito do Programa Polis. O Polis do Litoral Alentejano e Costa Vicentina constitui um investimento de 40 milhões de euros e as obras deverão iniciar-se em 2010 sendo a sua conclusão prevista em 2013/2014.

A área de intervenção compreende uma extensa faixa litoral que abarca os concelhos de Odemira, Aljezur e Vila do Bispo, e que segundo o ministro Nunes Correia esta requalificação deixa “uma marca de mudança, sem negar os valores naturais, conciliando o desenvolvimento económico e social”.

De notar que este será o quarto polis litoral, no território nacional foram anteriormente lançados os Polis do Norte, Ria de Aveiro e Ria Formosa. À semelhança dos outros programas, este Polis deverá incluir a valorização das áreas balneares, a protecção das arribas, a criação de percursos como ecovias e ciclovias, e a requalificação de aglomerados urbanos.

Imagem Extraída do Banco de Imagens do Google.