9.9.08

O concelho "Odemirável"!

As dunas do litoral de Odemira, um património natural único que deveria ser preservado e resguardado devido à sua extrema vulnerabilidade, são quotidianamente invadidas por verdadeiros “predadores “ que as destroem perante os olhares calados de todos os odemirenses.

Para além da construção ou das explorações agrícolas que avançam sobre as dunas, os turistas apropriam-se deste território e nele acampam, caminham fora dos trilhos, fazem fogueiras, recolhem arbustos, avançam com os veículos sobre a vegetação e ali abandonam o lixo.

Noutras zonas do país criaram-se infra-estruturas nas áreas dunares para colmatar este flagelo. Deste modo, já é comum em algumas regiões do litoral as dunas serem protegidas com passadiços em madeira, dotados de zonas de repouso e de contemplação, áreas para refeição e actividades físicas, receptáculos do lixo, protecção contra estacionamento de veículos e criação de percursos de ligação entre as praias e a rede viária.

Nas dunas da Zambujeira do Mar espera-se a criação de uma infra-estrutura desta natureza, se possível respeitando as regras básicas da acessibilidade para deficientes e complementada com uma ciclovia – é pedir muito?

Restam as outras áreas dunares do concelho, muito particularmente as da freguesia de São Teotónio, onde tudo se consente e tudo se faz! A recolha dos despojos dos turistas e a criação de receptáculos do lixo será pedir muito?

6 comentários:

Anónimo disse...

Uma das grandes vergonhas da zona costeira da Zambujeira do Mar é o muro que deixaram fazer junto à casa da Senhora D.Odete Simões Rocha, esse atentado contra a paisagem local foi construido graças à negligência das autoridades da altura, já devia ter sido derrubado, só que infelizmente estamos num mundo em que as leis são:" de funil" como diz o povo.
Que será deste pobre concelho daqui a vinte anos?
Rita

Rangel Correia disse...

Bem pessoal...
Só queria deixar um grande abraço e um obrigado pela iniciativa, finalmente aqui de longe consigo ver um pouquinho da minha terra.
Aos autores apenas peço para não perderem o interesse pelo blog e o actualizem periodicamente.
Ah e não se esqueçam de colocar noticias, videos e fotos do nosso Renascente, agora com os telemoveis que existem é bastante facil fazer fotos e videos.
Abraços a todos...

O repórter está atento! disse...

Rangel,

Agradecemos o comentário e as sugestões. Vamos tentar corresponder aos interesses dos nossos leitores.

Abraço e boa sorte por aí!

Anónimo disse...

Senhor Presidente

O Senhor e a sua família não compram carne no talho do Senhor Costa?
Certamente não, se o fizessem já tinham reparado no estado caótico da rua que além de perigosa para os utentes do talho dá uma má imagem dos nossos autárcas aos turistas que se abastecem dos bons artigos que este conceituado talho tem para lhes fornecer, valha-nos isso, caso contrário ninguém lá iria com receio de fracturar algum braço ou perna.
Joana

Anónimo disse...

D. Joana
O seu comentário é muito oportuno, lamento só falar na rua do talho e as outras ainda não reparou nelas?
Acho que a maior freguesia em área da Europa, situada no Sudoeste Alentejano, numa zona de praias lindas, deveria ser tratada com mais carinho.
Esperemos "alguém divino nos salve" como diz a canção.
Jonas

Anónimo disse...

Ó Joaninha e Jonas
O Mundo está em crise, Odemira e São Teotónio estão em crise há que poupar, poupem no arranjo das ruas e vão ver se os intelectuais apaixonados pela Idade Média não vêm todos fazer visitas às ruas desta terra linda e repleta de mentalidades dessa época.
Rita