5.9.08

São Teotónio não existe!

Quem se lembra do Programa “Horizontes da Memória” do Sr. Professor José Hermano de Saraiva dedicado ao concelho de Odemira, em que não houve qualquer menção à maior freguesia do país? Ou os cartazes da “Faceco – Feira da Actividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira” que em letras pequenas indicam que a feira se realiza em São Teotónio, levando muita gente a deslocar-se a Odemira à procura desse certame? E o “Festival do Sudoeste” ? Aquele que todos afirmam realizar-se na Zambujeira do Mar, mas na realidade é em São Teotónio que tem lugar? Estes são apenas pequenos exemplos entre um infindável rol de situações que todos nós conhecemos!

No passado dia 26 de Agosto a Zambujeira do Mar acolheu o Programa "Verão Total" da RTP e uma vez mais São Teotónio foi a freguesia “esquecida” do concelho de Odemira! Serenella Andrade e João Baião estiveram no epicentro do acontecimento entrevistando quem por cá vive e por cá trabalha, cidadãos ilustres e ilustres desconhecidos e responsáveis autárquicos. Os apresentadores foram coadjuvados por uma equipa de entrevistadores desdobrando-se em reportagens por diversos locais do concelho. No programa criou-se a imagem de um concelho turístico (com água do mar muito fria e uns supostos problemas ambientais e urbanísticos que os responsáveis da autarquia trataram de minimizar), com aptidão agrícola (apesar daquele produtor de vinho que veio de Torres Vedras para Odemira afirmar que os solos são pobres etc.)… enfim! Falemos agora do que interessa!

Estavam lá os responsáveis da autarquia, foram entrevistadas pessoas de São Teotónio e ninguém, mas ninguém fala desta terra? Quem entende de dinâmicas territoriais sabe perfeitamente a posição estratégica que São Teotónio ocupa no concelho de Odemira, sabe qual é o seu potencial, as suas vocações e aptidões e sabe também que esta freguesia devia de ter “outro tratamento”!

7 comentários:

Anónimo disse...

Onde estão os senhores em quem votou a maioria do povo de S:Teotónio?
João Guedes

Anónimo disse...

As terras são como as pessoas umas têm sorte outras não, S. Teotónio é tão infeliz que até os seus filhos a renegam, há anos morreu um médico nascido no Val de El Rei em S. Teotónio na notícia dos jornais rezava assim: faleceu o Dr. F. natural de Odemira, aconteceu o mesmo com o irmão e com os grandes desta terra...Quem renega o chão onde nasceu renega a própria mãe e a Pátria. Jonas

Anónimo disse...

Senhor Guedes
Aqueles em quem S. Teotónio votou não existem são autarcas virtuais.
Rita

Anónimo disse...

O povo de S.Teotónio que se vire para o Algarve e a sua Terra será grande em Odemira jamais passará da cepa torta.
Josefa Madeira

Anónimo disse...

A capacidade de crescimento de S.Teotónio assusta muita gente importante, gente essa que por algum motivo não lhe dá jeito que esse crescimento aconteça, tentando assim abafar o máximo o nome da terra e as suas capacidades

Anónimo disse...

É vergonhoso o que fizeram e fazem com esta terra.
Theotónio

Anónimo disse...

Não devemos esperar que o outro veja em nós as qualidades. Devemos ter primeiro orgulho de sermos quem somos e se preciso impor a nossa importância. Não é de hoje que se diz que não basta ser alguma coisa, tem que parecer!
Abraço à gente dessa terra querida, "Onliner"