29.2.08

A incúria no asfalto

Nos primeiros dias do ano os meios de comunicação social anunciaram que o Município de Odemira investirá 6,5 milhões de euros na requalificação da rede viária do concelho ao longo de 2008. Apesar de existirem desde há algum tempo intervenções em curso, estas notícias vieram confirmar certos rumores que garantiam a disponibilização de verbas para efectuar melhoramentos nas vias do concelho.

A requalificação da rede viária do concelho, é uma revindicação antiga dos munícipes que transitam em estradas repletas de perigos e armadilhas. Para além do traçado incorrecto de certas vias, verifica-se a má sinalização, bermas inadequadas ou danificadas, larguras e pendentes desajustadas e pavimentos deteriorados.

Com este investimento a autarquia pretende executar obras de alargamento de vias, sinalização, reparação, selagem e repavimentação no sentido de melhorar as acessibilidades e encurtar distâncias entre as diversas localidades da região. Dos 571425 quilómetros asfaltados do concelho, apenas 191 025 pertencem à rede nacional, deste modo as intervenções estender-se-ão apenas a estradas e caminhos municipais, já que a manutenção das estradas nacionais está a cargo das Estradas de Portugal.

Na freguesia de São Teotónio prevê-se a realização de melhorias em diversos itinerários nomeadamente: 502-1 – S. Teotónio/Estibeira;
1158 – CM 1224/Entrada da Barca; 1185 – EN 120/Azenha do Mar.

Lamentavelmente, não só as estradas e caminhos municipais necessitam de reparações, as ruas, as praças, os passeios e espaços públicos de São Teotónio e das diversas localidades da freguesia apresentam-se deteriorados, pouco cuidados e mal sinalizados. As irregularidades e defeitos dos arruamentos e passeios suscitam a ocorrência de acidentes e quedas.

Os pavimentos asfaltados apresentam-se esburacados e repletos de remendos toscos que desfiguram a via pública. O aspecto geral das ruas evoca uma imagem de desleixo e negligência que nos remete para povoados do terceiro mundo.

Tendo a freguesia uma forte aptidão turística, a requalificação dos arruamentos e espaços públicos contribuiria para reforçar essa vocação e dignificar e promover a imagem de São Teotónio, mas também melhoraria o dia-a-dia dos habitantes e visitantes da região.

Fica a pergunta: para quando a requalificação dos espaços públicos da freguesia de São Teotónio?

Fonte: Diário Digital/Lusa.

14.2.08

Inauguração da “Exposição São Teotónio”

Esta imagem retrata a procissão em honra de Nossa Sr.ª do Rosário numa das vias principais de São Teotónio na primeira metade do século passado – a rua Alexandre Herculano, nos tempos em que ainda não haviam prédios de dois e três pisos e em que o pavimento era revestido em pedra.




Passados alguns anos, já na segunda metade do século XX uma outra procissão é novamente retratada, porém a rua começa a adquirir uma nova compleição resultante da edificação de novas habitações.


Poderá descobrir curiosidades como esta na Exposição "São Teotónio” dedicada à história da paróquia e do seu santo padroeiro.

A exibição será inaugurada no próximo domingo 17 de Fevereiro, véspera do dia litúrgico de São Teotónio e estará aberta ao público no Salão Paroquial ao longo dos próximos tempos.



Autor das Imagens - Sr. João Paulino, Fotógrafo.

12.2.08

Somos recomendáveis!

O famoso Jornalista Daniel Oliveira do “Semanário Expresso” e do muito recomendável programa “Eixo do Mal” reparou em nós. A blogoesfera tem destas coisas e o Jornalista no seu igualmente famoso Arrastão elegeu como melhor blogue da semana o Praça da República (de Beja). A par dessa merecida nomeação, enumerou também alguns blogues do Baixo Alentejo e entre eles está o “São Teotónio”.

Resta-nos saudar o Jornalista Daniel Oliveira e enviar um beijo à “Pluma Caprichosa” talvez a Diva também passe por aqui!

11.2.08

Escuteiros em São Teotónio

No passado dia 28 de Novembro foi fundado um agrupamento de escuteiros sob o patrocínio do Reverendo Padre Abílio.

O agrupamento é constituído por dois grupos: os Exploradores e os Lobitos e realizará a promessa na missa do próximo domingo, dia 17 de Fevereiro.

Felicitamos o Sr. Padre Abílio por esta iniciativa desejando que seja bem recebida entre a juventude São Teotonense.




Imagem Extraída do Banco de Imagens do Google.
Fonte: Sr.ª D. Vitória Freire

4.2.08

No ano passado a crise da saúde foi lembrada no Carnaval

Passou um ano sobre os trágicos acidentes que colocaram Odemira no topo das notícias nacionais.
Em Janeiro de 2007 o concelho de Odemira corporizava o início de uma crise que iria se espalhar por todo o território português. As reformas do Sistema Nacional de Saúde têm sido contestadas pelas populações e em Janeiro de 2008 o Sr. Primeiro Ministro José Sócrates efectua uma operação de cariz mediático no sentido de contrariar o clima de descontentamento, o Sr. Ministro da Saúde Correia de Campos é substituído pela Sr.ª Dr.ª Ana Jorge, que continuará evidentemente o programa do seu antecessor.


Em Odemira dizem os políticos que os meios disponíveis melhoraram em 2007, todavia os erros, os atrasos, a ineficácia e até a incompetência mantêm-se. Quanto à permanente sensação de insegurança nada há a fazer, em caso de necessidade o auxílio tarda em vir mas também tarda em levar os doentes por estradas sinuosas e mal pavimentadas aos longínquos hospitais de Beja ou de Santiago de Cacém.

A propósito dos acidentes de 2007 deixamos um soberbo texto extraído do blogue A Carraça Rabejadora:

“Nem sei que título devo dar”

“Há uns dias atrás um senhor teve a má sorte de ser atropelado no concelho de Odemira... Teve azar porque Sines (onde fica o Hospital do Alentejo Litoral) fica a longínquos cinquenta quilómetros. Teve azar porque a capital do distrito a que pertence, Beja, fica a extraordinariamente afastados cento e dez quilómetros.
Teve azar porque Lisboa, a capital da nação, fica a galácticos duzentos anos-luz, desculpem... quilómetros.Assim, considerando estas distâncias dignas de etapa do Lisboa-Dakar, o senhor estava praticamente condenado à morte... Senão comparemos: na etapa de terça-feira do dito rally Carlos Sousa, com problemas mecânicos incluídos, demorou cinco horas a fazer quatrocentos quilómetros pelas magníficas estradas da Mauritânia! Como podem as pessoas admirar-se que um acidentado com múltiplos focos de contusão cerebral demore meras sete horas a chegar a um hospital em Lisboa?!O que dizem as entidades responsáveis(?!):

O Ministério da Saúde concluiu, num comunicado divulgado esta quarta-feira, que foi correcto o socorro prestado a um homem vítima de acidente na zona de Odemira, que viria a falecer, a semana passada, afastando a hipótese de realização de um inquérito.
Inquérito para quê? Já toda a gente percebeu! O homem teve um azar do caraças!
Segundo o Ministério da Saúde, durante a assistência ao homem que foi vítima do acidente este fim-de-semana, «foram proporcionadas as medidas de estabilização apropriadas, sem as quais o sinistrado nem sequer teria condições para suportar a viagem».

O senhor que foi atropelado ainda devia estar grato por lhe terem garantido uma viagem até Lisboa! O ministério assume que «a gravidade do acidente e a distância a que ele ocorreu de um centro hospitalar com capacidade de intervenção neurocirúrgica, condicionaram, sem dúvida, o tempo que mediou entre a ocorrência e a entrada no hospital de destino».«Não existe, todavia, evidência de que esse lapso de tempo, bem como as manobras entretanto executadas pudessem ter influenciado o desfecho fatal, o qual se deveu essencialmente à gravidade das lesões iniciais», refere o documento.

A gravidade do acidente e a distância a que ocorreu condicionaram sem dúvida... O desfecho fatal que se deveu essencialmente à gravidade das lesões iniciais... Isto é: a culpa é do senhor! Para a próxima vá viver para perto de um centro hospitalar ou então procure ser atropelado com menos violência... Ahh! É verdade! Não vai haver próxima para este senhor!
O presidente da câmara sublinha que, na reunião, todas as partes admitiram que é demasiado grande a distância até ao hospital mais próximo com serviço de neurocirurgia, que se encontra em Beja. Mas acrescenta que seria impossível manter aumentar o número de médicos ou ter um helicópetro permanentemente disponível.

Portanto... não há nada a fazer! Resta esperar que ninguém, no concelho de Odemira (onde, já agora, ficam zonas turísticas bastante frequentadas como Vila Nova de Mil Fontes ou locais de autêntica romaria como a Zambujeira do Mar - Festival do Sudoeste), seja atropelado com esta gravidade! Eu proponho que todos os habitantes de Odemira migrem para outros concelhos.Mas nem tudo são más notícias!
Assim como aconteceu no caso dos pescadores que morreram a cinquenta metros da costa (eu aqui paro sempre para olhar para os metros...) também agora o ministério responsável vem apresentar novas medidas:
O ministério anunciou ainda a entrada em funcionamento de duas novas Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER), uma em Évora, e outra em Portalegre, além de um «plano da via verde coronária» e formação especializada às tripulações de ambulâncias do INEM e dos bombeiros.O plano consiste num sistema de organização entre hospitais, ambulâncias e INEM, para a transferência de doentes coronários.
O Ministério da Saúde anunciou a entrada em funcionamento da segunda viatura médica de emergência e reanimação (VMER) no Alentejo, sedeada no Hospital de Évora (a escassos 150 quilómetros de Odemira), até ao final de Fevereiro (já sabem habitantes de Odemira, até fevereiro cuidado na estrada).

Quase que me apetece dizer, enquanto professor (e sublinho que disse quase), que espero que morra um professor vítima do desgaste psicológico ou da violência crescente nas escolas para que depois aquela senhora venha anunciar medidas...Antes de terminar tenho de fazer uma última referência. O senhor Vítor Almeida, presidente da Associação Portuguesa de Medicina de Emergência disse:
Fico assustado porque um inquérito serve para apurar responsabilidades, não para punir alguém, mas para melhorar um serviço que obviamente está a funcionar mal, já que um politraumatizado demora seis horas a chegar ao hospital... Fico envergonhado com a decisão do senhor ministro de não promover um inquérito.

Vem este senhor, que está completamente fora do assunto dizer estas barbaridades! Sinceramente! Até já parece o representante do sindicato dos pescadores a falar a propósito das medidas que entendia urgentes!Ainda bem que neste país ninguém dá ouvidos a quem percebe do assunto!”

Imagem Extraída do Banco de Imagens do Google.
Texto extraído de http://a-carraca-rabejadora.blogspot.com/2007/01/nem-sei-que-ttulo-devo-dar-parte-ii_17.html