8.5.09

Programa Polis no Litoral Alentejano e Costa Vicentina

No passado dia 3 de Maio, no decorrer de uma visita a Vila do Bispo, o ministro do Ambiente Nunes Correia anunciou que o Sudoeste Alentejano e a Costa Vicentina vão ser requalificados através de diversas intervenções no âmbito do Programa Polis. O Polis do Litoral Alentejano e Costa Vicentina constitui um investimento de 40 milhões de euros e as obras deverão iniciar-se em 2010 sendo a sua conclusão prevista em 2013/2014.

A área de intervenção compreende uma extensa faixa litoral que abarca os concelhos de Odemira, Aljezur e Vila do Bispo, e que segundo o ministro Nunes Correia esta requalificação deixa “uma marca de mudança, sem negar os valores naturais, conciliando o desenvolvimento económico e social”.

De notar que este será o quarto polis litoral, no território nacional foram anteriormente lançados os Polis do Norte, Ria de Aveiro e Ria Formosa. À semelhança dos outros programas, este Polis deverá incluir a valorização das áreas balneares, a protecção das arribas, a criação de percursos como ecovias e ciclovias, e a requalificação de aglomerados urbanos.

Imagem Extraída do Banco de Imagens do Google.

4 comentários:

Anónimo disse...

Esperemos que este programa não sirva prepotências e de aproveitamento aos grandes senhores para limitarem os donos dos terrenos...Há tempo alguém
ao sair duma repartição em Odemira dizia: assim que os proprietários que estão a limitar venda os terrenos todos aos compadres e amigos acaba-se a "Paisagem Protegida", sou um velho sem eira nem beira mas ouço aqui e ali, é bom que reflitam e pensem nas pessoas, nas suas dificuldades, nos preços da água, conservação do canal, se os vão limitar mais de que vivem?
Cuidado!
Jonas

Anónimo disse...

Meu Caro Senhor
Já vi idosos com lágrimas nos olhos a sairem duma certa repartição...isto está muito mau deviam reflectir na situação actual.
Cuidado devem saber ouvir e emendar o que está injusto.
João dos Sitios.

Anónimo disse...

Mesmo com a crise, espero que esse polis vá para a frente e renove a cara das nossas praias que bem precisam!

A zambujeira então só tem salvação se dinamitarem os mais recentes mamarrachos lá construídos!

Anónimo disse...

Meu Caro (a)
A Zambujeira nada tem a ver com os meus tempos de jovem onde no Escarado sonhei viver numa ilhasinha chamada "Pedra do Inferno" com uma jovem linda, recordações de velhos românticos.
Mas "Tudo passa e passará" como dizia uma velha canção, embora indignados vamos com os tempos, as mentalidades e as carteiras recheadas de dinheiro.
Eu sou um velho vagabundo não construo mamarrachos em lado algum,não sofro do mal de inveja, vivo ilusões, sou feliz, consciência tranquila.
Na vida há os "Práticos" e os "Românticos", os Práticos constróiem os Românticos ficam a contemplar as gaivotas...
Theotónio