29.8.09

Entre o luxo e o lixo das praias da região!

As praias do concelho de Odemira têm conquistado ao longo das duas últimas décadas uma posição de destaque entre as estancias balneares mais recomendáveis do país.
Não tanto pela dimensão das praias que em regras geral é escassa ou pelas condições disponíveis, mas sim pela singeleza dos povoados e das gentes, pela excelência paisagística da região, pela qualidade ambiental e pela distância a grandes centros urbanos que proporciona a qualquer turista umas férias sem stress.

As melhorias recentemente efectuadas a nível de acessibilidades, a criação de áreas de estacionamento e de sanitários públicos, bem como a atribuição da bandeira Azul ao longo dos anos a algumas praias do concelho, são atractivos indubitáveis.

As praias da região situam-se em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e a atribuição da bandeira Azul - um galardão que atesta a qualidade ambiental das praias, vem reforçar a ideia que o Alentejo Litoral ainda permanece impoluto!
Um pequeno luxo que qualquer turista ainda pode usufruir!

Contudo por detrás deste idílio estival, encontramos as exíguas praias da região saturadas de gente, que se atropela num stress alucinante, entre gritos, música & tambores, partidas de futebol e raquetes, corridas & jogging; surf, skimming & body board; lanches, bebidas e cigarros, muitos cigarros!

Este é aliás o panorama de quase todas as praias nacionais, e apesar de algumas estâncias concessionadas controlarem algumas destas maleitas, nomeadamente a limpeza da areia e a interdição das bolas em determinadas áreas os veraneantes continuam a impor a sua exclusiva vontade neste espaço comum!

As praias são assim um cinzeiro gigante, repleto de pontas de cigarro, bem como o lugar onde muitos deixam o lixo chegando até a enterrá-lo para não terem de o levar até ao caixote mais próximo.

Nas praias portuguesas onde é disponibilizado um cinzeiro reutilizável, continua a ver-se as pontas de cigarro a infestarem a areia! Interessante é também observar as manobras que muitos fazem para aliviar as necessidades, principalmente os que não entram na água e preferem esconder-se atrás da rocha ou aliviar-se na areia.

Seria assim recomendável uma campanha de sensibilização, que promovesse o respeito pelas praias e pelos indivíduos que as querem realmente usufruir! Seria também recomendável a criação de áreas para jogos e também para fumadores, onde fossem facultados cinzeiros.

10 comentários:

Anónimo disse...

É uma vergonha o que se passa nas nossas praias e ruas desde que foi proibido fumar nos cafés e locais fechados, tal como é vergonhoso falar-se tanto em higiene, lavar as mãos, espirrar e tossir com um lenço na boca e não pedir para que não escarrem nas ruas.
Theotónio

Anónimo disse...

É verdade!É incrivel o que se vê nas praias.E os cães que fazem xixi e cócó na areia onde as crianças brincam.E a frente do portão da EB 23 da S.Teotónio que é só beatas dos professores e funcionários!Imagens lindas desta nossa terra!E depois diz-se aos alunos que o cigarro faz mal!...

Anónimo disse...

O que não falta por aí são maus exemplos...
Vamos ver no que isto
dá.Por agora quem tem vergonha, passa e olha para o lado.Faz de conta que não vê.Vamos ver o que será o futuro desta terra.Tenho pena porque S. Teotónio merece o melhor.

Anónimo disse...

O nosso Theotónio dirá quando ler o seu comentário as terras são como as pessoas umas têm sorte outras não.
Esperemos que o amanhã seja melhor, já vivi muito sempre conheci S. Teotónio com pouca sorte, duvido muito alguma vez a tenha, a menos que passe a concelho, ou se volte para Ourique.
Engraçado hoje vi um site de Odemira que diz freguesias: S.Martinho, Sabóia etc depois: Santa Maria Odemira, São Salvador Odemira, São Teotónio Odemira, deduzi que a Vila de Odemira passou a ter três fregusias, será esse o motivo porque a FACECO e o Cabo Sardão são em Odemira?
Jonas

Anónimo disse...

A Faceco, o Cabo Sardão, o Sudoeste, os Santos Populares;isto é tudo em Odemira.Até me admira o Quintalão não se ter mudado de armas e bagagens para Odemira!Talvez por lá haver o "Largo dos Patos", senão também já pertencia a Odemira.Odemira-te... ...

Anónimo disse...

Vim visitar este site, vi que estão pessoas do Porto a ver a postagem sobre a exposição, lamento não ter visto, só soube há poucos dias, disseram-me estar muito interessante, não compreendo porque não foi mais divulgada?
Seria por medo das reações?
Espero que o tempo das invejas tenha passado nesta terra...
Marília

Anónimo disse...

Posso fazer uma pergunta aos Senhores Presidentes da Câmara de Odemira e da Junta de freguesia de S. Teotónio?
Desde quando a Vila de Odemira é constituida por três freguesias: S.Teotónio(Odemira)
S. Salvador (Odemira)
S. Maria (Odemira)
Como morador e natural deste Concelho tenho o direito de conhecer a sua História.
João Miguel

Anónimo disse...

O pessoal que trabalha na autarquia também suja a praia com as fumaradas, por isso quem não gosta vai ter de levar com esta porcaria. Que se lixe o ambiente, porque as pessoas aqui pouco contam.

Um abraço,

Luis Serpa

Anónimo disse...

O problema é que não é so as biatas também há uma velha gorda que vai por dois cães a cagar na relva á frente da escola B 2,3 s.teotonio... A relva um sitio onde os alunos se podiam divertir quando queriam e agora nem metem lá os pés!!

Anónimo disse...

No site da CMO podemos ver as fotos e uma pequena história das igrejas das diferentes freguesias. Porque será que a igreja de S.Teotónio não tem direito a fotografia?