4.8.09

A freguesia de São Teotónio contemplada entre as escolhas românticas da revista "Sábado"!

A edição n.º 273 de 23 de Julho da revista "Sábado", dedicou uma reportagem ao Alentejo, apresentando ao leitor um leque de escolhas românticas para desfrutar a dois.

Neste Alentejo intimista, o amor pode ser celebrado “num quarto decorado com pétalas e velas” em um “mergulho numa piscina privada” ou um “jantar no meio de uma lagoa e acabar a noite a ver estrelas, ao lado de uma fogueira, com um copo de vinho”.

O “Roteiro para o Alentejo romântico” é tão diversificado quanto os gostos de cada casal e euros disponíveis na carteira. No interior e no litoral são eleitos refúgios, montes de turismo rural, um hotel rural, restaurantes, praias e lugares idílicos para celebrar o amor!

Em São Teotónio, é proposto um fim de tarde na areia da belíssima praia da Amália no Brejão. Na reportagem a praia é descrita como “uma enseada protegida por rochas” sendo o percurso de acesso um caminho “entre as árvores e à beira de um ribeiro, que depois desagua numa queda de água directamente para o mar, é romântico”.

Bem perto de São Teotónio é ainda proposto outro local para namorar, a praia do Brejo Largo na Longueira, sem descrita como uma praia deserta e selvagem.

Fica mais uma vez o reparo à revista Sábado, que descreve os acessos para estes lugares somente para viajantes vindos do norte do país, quem vem do Algarve não tem direito a explicação.

Quanto ao nosso Alentejo litoral, resta-nos preservá-lo, porque o seu fascínio reside na intocabilidade que ainda subsiste!

7 comentários:

Anónimo disse...

S.Teotónio é lindo, tem paisagens dignas duma telenovela.
Mara

Anónimo disse...

Afinal "S. Teotónio Existe", fico feliz e grato à Revista Sábado por dedicar um artigo à minha Terra que é a enteada do Concelho e a prova está no Festival do Sudoeste.
Theotónio.

Anónimo disse...

É Pá, S.Teotónio mais uma vez é renegado a grande artista Delfina Cruz em entrevista ao Manuel Luis Gaucha, disse ter estado quando miúda na Zambujeira do Mar, os familiares desta Senhora viviam em S. Teotónio no Encalhe onde eram donos da bomba da gazolina, restaurante e café, um grande rapazinho da nossa Terra da mesma idade dessa Senhora teve por ela uma grande paixão.
Lembrei agora um caso muito curioso, passado no café dos tios da Delfina, a rádio do café anunciou: Amália Rodrigues vai cantar(...) uma camponesa ouviu e foi chamar uma amiga, quando voltou já Amália tinha cantado, a senhora muito triste olhou o rádio e disse:
Cante D. Amália cante agente não somos de cerimóinas!
Enfim S. Teotónio ainda existe nas memórias dum velho tão velho quanto o mundo e do Jonas

Anónimo disse...

Por acaso vi o Você na TVI, comentando com uma Senhora o facto da Delfina Cruz dizer que viveu na Zambujeira do Mar respondeu:
Não, ela viveu aqui em S. Teotónio e foi minha colega de escola sendo a nossa professora a saudosa Senhora D. Ofélia.
Neste momento está a realizar-se o Festival do Sudoeste na Herdade da Casa Branca em S.Teotónio, estou a ouvir nitidamente a música.
Enfim as terras são como as pessoas umas têm sorte outras não...Esta é renegada por todos.
Mirrósa

Anónimo disse...

Apesar de tudo na verdade também há quem tenha S. Teotónio no CORAÇÃO!Não nasci aqui, vim de longe, há 30 anos...mas não me imagino a viver noutro sitio.S.Teotónio tem uma magia especial que nem todos podem sentir.É previlégio só de alguns,mas esses guardam o seu amor a esta terra bem no fundo do coração.Amo -te S.Teotónio

Anónimo disse...

Grato pelo vosso comentário, fez um velho tão velho como o Mundo muito feliz, deve ser uma pessoa muito bem formada, desejo-lhe as maiores felicidades.
Theotónio.

Anónimo disse...

s.teotónio é uma vila muito agradavel,mas não se compreende que o seu presidente de junta não veja as dificuldades que existe numa das ruas principais da vila com tanto lixo de latas estacionadas,motorizadas que mais parecem sucatas expostas tirando o pouco espaço do passeio . As explanadas nestes mesmos passeios,haja bom censo sr- presidente