2.10.09

São Teotónio em Festa!

A procissão de velas às 21:00 h no dia 2 de Outubro, marca o início das celebrações em honra da Nossa Senhora do Rosário, que animarão a vila de São teotónio ao longo do fim-de-semana.

Programa dos festejos:

03 de Outubro


10:00 h - Alvorada
15:00 h - Abertura da Quermesse
15:30 h - Actividades com os Escuteiros
16:30 h - Grupos Corais
22:00 h - Baile com " Nelson e Arménio"



04 de Outubro

10:00 h - Alvorada
12:00 h - Celebração da Missa
15:30 - Procissão em honra da N. S.ª do Rosário
17:00 h - Música popular "Afluentes do Sado" e Abertura da Quermesse
22:00h - Baile com "Paulo e Bruno"

27 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma vez S.Teotónio demonstra falta de bairrismo e amor à sua Padroeira, então o Grupo Canta S.Teotónio celebra uma festa de aniversário no dia da festa em honra da Padroeira da nossa terra?
Ao que chegou religião.
M. João

Anónimo disse...

Belos tempos do padre Ximenes em que as festas eram verdadeiramente festas a Nª Senhora.Que saudades em que a Igreja era de todos.
Ó tempo volta para trás.
Alentejana desiludida

Anónimo disse...

Desiludido me confesso, o mundo anda em guerra, guerra nas nações, politica, família, emprego, igreja e tudo porquê?
O lugar de destaque, o dinheiro, o dinheiro a quem dois grandes senhores chamavam: um de "excremento do diábo" outro "vil metal".
Conheci muita coisa ao longo da minha muito longa vida, mas jamais vi tanta má vontade como nesta época negra da História da Humanidade.
Theotónio

Anónimo disse...

A festa devia de melhorar,o programa devia mudar e actualizar-se, todos os anos novas surpresas.

Anónimo disse...

Que pena!A procissão estava bem organizada, mas onde estava o espirito? Os Escutas todos à conversa, à frente não se ouvia nada, apenas no fim o Senhor Prior a rezar e as Senhoras a tentar "encantar".O povo que tão bem canta quase não piou.
Onde está a alegria de festejar a Nª Senhora do Rosário? Valeram as colchas nas janelas.

Anónimo disse...

Jonas à muito não espreitava o blogue, estive adoentado, agora que já me sinto melhor vim ver o que se passa na nossa terra, acompanhei as procissões tanto a de sexta-feira como a de domingo, estou de acordo com o seu comentário e acrescento os escutas "quem não viu santos como pode bater nos peitos"?.......
Sou velho como o Theo, mas sou do tempo em que ao passar da procissão todos tiravam o chapéu, todas as casas se enfeitavam com colchas de seda, algodão ou simples cobertas, sou do tempo em que embora não se acreditasse em Deus respeitava-se a fé do outro. Concordo plenamente com o comentário do meu amigo Theo o mundo está em guerra. Jonas

Anónimo disse...

O lugar de destaque, o dinheiro, o dinheiro... diz o Theo e aqui escrevo o que era para outro local:

Odemira venceram os corruptos mais uma vez, esta gente só se quixa, mas depois vota neles.

Em S.Teotónio venceram os grandes, bem, grandes só a nível monetário, aqueles que desprezam quem mais tem dificuldades e só fazem para si e para os seus amigos, mas foram votar neles...e ainda se queixam?

Anónimo disse...

E vira o disco e toca o mesmo.Ou tudo como dantes no quartel de Abrantes.Jesus ajuda quem já anda farto disto.

Anónimo disse...

S. Teotónio foi, é e será sempre infeliz de nada serve ter a mandar na Câmara de Odemira membros duma família inteira vejamos " Festival do Sudoeste", "Faceco", "Praia da Amália", sinalizações nas rodóvias com os nomes de todos os locais servidos pelas mesmas excepto S. Teotónio, agora mudou-se a história de séculos a Vila de Odemira tem três freguesias: ( S.Salvador, Santa Maria, São Teotónio), onde está o bairrismo dos autárcas eleitos?
O que vale é que: "S.Titónio nã
drome"...por mais que tentem não o destróem.
A Zambujeira traiu o Senhor Camilo, filho da terra que até deu o seu nome à Zmar, e protegeu o Festival do Sudoeste na Zambujeira do Mar, enfim a ingratidão...
S. Teotónio um dia será elevado ao lugar que lhe é negado tenho fé nisso.
Theotónio

Anónimo disse...

Ai, meus amigos... Isto é tudo uma tristeza...Estamos bem entregues...
A memória do povo é curta ,que pena tenho! e desculpem-me os que invoco, mas não posso calar a indagnação. Quem se lembra da tomada do Salão Paroquial? Não digam que foram os comunistas, se foram comunistas à data, agora são Socialistas e que até fizeram parte da lista do PS. Bem mas em tempo de revolução há excessos, é pena que, quem arrombou a porta, se tenha esquecido, e inclusivé fale nos outros. Um desses senhores que com toda a propriedade se passeia hoje pelo salão paroquial,e diz ao vigário o que os " outros" fizeram... Os outros foi ele noutros tempos...Em tempos idos... tão longos que até ele esqueceu. Por isso não admira que os frequentadores da igreja, alguns, não me refiro aos cristãos, refiro-me aos frequentadores no PS tenham votado...
Enfim esta revolta... um dia irá levar-me a contar a história do dia em que o salão paroquial foi ocupado, e dos dias seguintes.
Sejam Felizes e metam a mão na conciência.

Anónimo disse...

Como admiro a sua coragem!
É que nesta terra cala-setudo para não parecer mal.Não se vai dizer maldo senhor fulano de tal...ou do pai da senhora fulana de tal...
Triste povo o nosso que se resigna.
Viva a gente do Norte "carago" que pegam os bois pelos chifres...
É nesta alturas que tenho pena desta terra.Merecia uns filhos que a defendessem com unhas e dentes.Onde estáo amorá terra que tanto apregoam?

Anónimo disse...

Comentando que não me tenho... Sr. fulano de tal... não!... Sr. não...Srª fulana também não. É demais para a família... O verniz é de tão má qualidade, que só se engana quem quer... Se fechar os olhos e começar a pensar nas pessoas destas vila que se deixam enganar pelos fulanos de tais, só me lembro de uma obra do Nobel da literatura -O Ensaio Sobre a Cegueira... é mais ou menos isso uma cegueira , comprometida... Não é o festival do SW que me envergonha, não é a Zmar do Sr.Camilo, o que me envergonha são as pessoas desta freguesia...Isso é que me envergonha. Envergonha-me de tal forma ,que por vezes questiono-me o porquê de aina aqui viver...
Tenho pena que estes pobres de espirito não vejam que são gozados ,e servem de tranpolim à vilidade de alguns, que nem a Língua Mãe sabem falar é um arrepio...
ainda acredito que um dia é possível mudar...Ninguém está acima da lei e há promessas vãs , e expectativas de pobres de espirito que sairão goradas. Pois os favores pagam-se e estes pobrezitos não tem nada para dar em troca...
Continuarei comentando e não me calarei...

Anónimo disse...

Assim é que se fala.Se S.Teotónio tivesse mais filhos que não se calassem, isto já não era o que é.
Não se calem, não tenham medo!Não são os bons carros e a boa roupa que fazem de nós bons cidadãos.Aprendam com os nossos velhotes que hoje choram e com razão.Já não´há respeito nem educação.O povo perdeu a noção dos valores.

Anónimo disse...

Recordo com muita mágoa o dia em que o Salão Paroquial foi assaltado, as palavras proferidas por quem o fez raivado pela chave não ter sido entregue a essa gentalha: "tenho arrombado muitas portas esta é mais uma", recordo a dor que sentiram nesse momento as pessoas que lutaram durante vinte e cinco anos que esta terra esteve sem padre para conservar a Igreja e o seu património, pessoas essas que se encontravam reunidas num quintal em frente a observar o vandalismo, foi uma época para esquecer...O saudoso Padre Ximénes foi acusado por essa gentalha de ter dito na Celebração Eurística da festa: "justiça brava povo manso, justiça branda povo bravo" referindo-se ao fim da ditadura, mentira e quem o acusou sabia ser mentira que viu não ser o Senhor o pregador, enfim só fizeram borradas, lamento pessoas irem à Igreja por brilho, estatuto, ou para atacar, a Igreja é um lugar de paz, concordia, interioridade, ajuda e oração, um comentário invoca o "Ensaio Sobre a Cegueira" do Prémio Nobel da Literatura, José Saramago ele também devia fazer uma forte reflexão quanto à sua própria segueira e não ousar combater Deus como ousa fazê-lo.
Maria Teresa.

Anónimo disse...

Li com muita atenção os comentários, vivi esses tempos conturbados, vi os da frente do ataque ao Salão Paroquial também observei os que concordaram e deram força na sombra...Fizeram coisas muito feias, sou velho tenho visto muitas coisas, se fizerem neste momento outra revolução igual à do Vinte Cinco esses Chicos Espertos que batem agora nos peitos são os primeiros a dar o golpe na Igreja e desta vez será bem pior.
Esta terra não tem sorte como diz o Theo.
Jonas

Anónimo disse...

Eu até não critico quem começou a frequentar a Igreja agora;pode ser que tenham ouvido "agora" o chamamento!O pior é fazerem dos que sempre lá estiveram um esfregão.Onde andavam essas senhoras e senhores há uns anos atrás?A criticar a Igreja e quem lá andava.O que fizeram ás pessoas de valor que sempre foram da Igreja?Só lá vão as resistentes com ar de infelizes.Ponham a mão na consciência.As que lá andavam,agora já nem têm lugar para se sentarem.Que tristeza... ...

Anónimo disse...

Quando essa gente rasgar o "vestido branco", grande desilusão sofrerá este pobre rapaz quando abrir os olhos...Hoje já não existem Saulos nem estradas de Damasco, existem conveniências...

Anónimo disse...

Deus está atento, as palavras de Cristo são actuais, quem tem Fé fica mesmo de pé em qualquer lugar, porque sabe que Cristo está lá no Sacrário e que no Ambão está a palavra que ensina Caminhos de Vida, por esse motivo resistem, mesmo que lhes chamem parvas com há quem faça.
O Saulo da estrada de Damasco dizia: para mim viver é Cristo, para esses resistentes também o será?
É-o certamente.

Anónimo disse...

"Mesmo em pé e em qualquer lugar..."
É verdade!Por isso muitos dos que frequentevam a nossa Igreja, hoje rezam em casa, na rua, em qualquer parte.Menos na Igreja para não terem desgostos.
Deus está em toda a parte!
Onde eu estou, onde tu estás...

Anónimo disse...

A Zambujeira do Mar pagou bem ao PS o facto da ter colocado na senda dos maiores eventos do Conselho de Odemira, a RTP referindo-se à Zmar dizia: Zmar Zambujeira do Mar a ingratidão é muito feia e a publicidade enganosa muito mais feia é também, porque só serve para causar transtornos aos utentes daquela estância túristica.
Joana

Anónimo disse...

"Recordo com muita mágoa o dia em que o Salão Paroquial foi assaltado, as palavras proferidas por quem o fez raivado pela chave não ter sido entregue a essa gentalha: "tenho arrombado muitas portas esta é mais uma", recordo a dor que sentiram nesse momento as pessoas que lutaram durante vinte e cinco anos que esta terra esteve sem padre para conservar a Igreja e o seu património, pessoas essas que se encontravam reunidas num quintal em frente a observar o vandalismo, foi uma época para esquecer...O saudoso Padre Ximénes foi acusado por essa gentalha de ter dito na Celebração Eurística da festa: "justiça brava povo manso, justiça branda povo bravo" referindo-se ao fim da ditadura, mentira e quem o acusou sabia ser mentira que viu não ser o Senhor o pregador, enfim só fizeram borradas, lamento pessoas irem à Igreja por brilho, estatuto, ou para atacar, a Igreja é um lugar de paz, concordia, interioridade, ajuda e oração, um comentário invoca o "Ensaio Sobre a Cegueira" do Prémio Nobel da Literatura, José Saramago ele também devia fazer uma forte reflexão quanto à sua própria segueira e não ousar combater Deus como ousa fazê-lo.
Maria Teresa."


Pois Maria Teresa, eu não sou tão velho e sei disso, sei que estava um Sr afecto ao PCP a discursar por pertencer á comissão de moradoras e nessa altura uma certa pessoa e não só abalou e foi arrombar o que arrombar, essa pessoa pertencia e pertence ao PS e na altura também existiam alguns fascistas, entre outro que se fizeram de santinhos e estavam do lado deles.

Os comunista pagavam por tudo e essa atitude foi mais uma feita para culpar os comunistas, aqueles que verdadeiramente sofreram e lutaram para que todos tivessem os mesmos direitos, mas S.Teotónio ainda hoje continua a favor dos poderosos, dauqeles que têm o monopolio e que se estão a barimbar para os outros e também vejo uma ou outra conversa de café ou desabafos em blogs, mas não passa disso, pois depos niguém actuam quando devia actuar, ninguém faz nada para as coisas mudarem...

Anónimo disse...

Caro Senhor
Foi feio o que fizeram com o salão, não falo em PS, PCPs, Facistas, Esquerdas,Direitas falo na acção em si, foi feio, a Igreja tem posto o Salão ao serviço da Paróquia, ele esteve na génese da Escola secundária, não fora o Senhor Padre Ximénes não existia a escola na nossa terra, o Salão esteve ao serviço da Cultura do Povo de S. Teotónio desde o inicio da Telescola isto no tempo do Padre Artur, portanto foi injusto o que fizeram, acredito terem sido pessoas de todos os quadrantes politicos a ocupá-lo porque infelizmente estamos num mundo de prepotência, num mundo onde faltam valores, onde falta Cristo.
São João da Cruz dizia: " Onde não há amor ponde amor, encontrareis amor", o mal da nossa sociedade foi pôr ódio, vingança, raiva, e como resultado final temos: más recordações, ressentimentos, mágoas que não levam a nada.
O melhor é colocarmos Cristo no centro da nossa Terra e convivermos todos no Amor fraterno de Cristo.
Maria Teresa

Anónimo disse...

A novela "Meu Amor" da TVI, com algumas cenas gravadas na Zambujeira do Mar distorce a realidade, numa estância túristica de luxo poderia encontrar casas sumptuosas mas dificilmente encontraria paisagens tão belas como por toda essa costa que temos na Zambujeira do Mar e São Teotónio, no entanto os autores além da não aproveitarem ainda parecem os filhos que têm vergonha das suas origens e quando falam na Zambujeira dizem vamos à vila... na vila...
Enfim é uma pena a realidade não seja mostrada em toda a sua plenitude, porque a humildade digna é mais saúdavel do que o fausto e o luxo.
Amigo da zona vivendo numa estância de luxo.

Anónimo disse...

Não repetem a exposição em honra de S.Teotónio?
João

Anónimo disse...

Ouvi dizer que desapareceram coisas;será verdade?
Esperemos que seja mentira porque se é verdade...Valha-nos Deus!
Mas desconfio que é por essa razão que não se volta a fazer a Exposição.
Não há respeito pelo trabalho de quem perdeu horas, dias e meses a pesquisar.
Tenho muita pena mas as verdades são para se dizer.

Anónimo disse...

Não foi derrespeito por ninguém as coisas perdidas foi simplesmente a avaria dum computador, isso acontece...

Anónimo disse...

Ainda bem!Estou mais descansada...
Pelo sim pelo não, agradecia que voltassem a fazer a dita exposição,pois foi das melhores que vi até hoje.
Alentejana desiludida