23.2.09

Creche em São Teotónio

Numa cerimónia aberta à população foi oficializada a Assinatura do Acto de Consignação e o Lançamento da primeira pedra da futura Creche de São Teotónio decorreu no passado dia 21 de Fevereiro pelas 16:00h com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Segurança Social e da entidade promotora do projecto a Sociedade Recreativa São Teotonense.


Este novo equipamento está inserido no Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais - PARES, no qual é prevista a criação de cerca de 300 lugares em creches para o distrito de Beja.
A obra será promovida por diversas entidades regionais, nomeadamente a Câmara Municipal de Odemira, as Juntas de Freguesia de São Teotónio e da Zambujeira do Mar, a Caixa de Crédito Agrícola Mutuo de São Teotónio, e o financiamento será assegurado pela Secretaria de Estado da Segurança Social, que assume cerca de 408 984.00 € e a Sociedade Recreativa que disponibiliza um valor aproximado de 228 094.00 €.

A Creche será implantada na periferia da FACECO, no Loteamento da Cerca da Bemposta, Lote 36, num terreno cedido pela Junta de Freguesia de São Teotónio e terá a capacidade para receber 66 crianças entre os 3 meses e os 3 anos, residentes em São Teotónio e nas freguesias limítrofes.
Imagem Extraída do Banco de Imagens do Google.

4.2.09

ZMAR - UM EMPREENDIMENTO LONGE DO MAR NA LONGUEIRA/ALMOGRAVE!

No início do verão de 2009 está prevista a inauguração de um empreendimento turístico de grande escala no concelho de Odemira. O empreendimento de cinco estrelas denominado de "ZMAR – eco camping resort” será implantado numa área superior a 80 hectares e apresenta uma capacidade para alojar 3 000 utentes e para receber cerca de 1 000 visitantes – numa densidade (sem contar com os empregados) de cerca 49 pessoas / hectare.

Relativamente ao local de implantação deste recinto, a densidade populacional é muito superior à densidade prevista pelo PDM de Odemira para o turismo - 6 pessoas / hectare para Espaços Agro-Silvo-Pastoris II; não contando também que a propriedade tem diversas classificações do PDM (devido à sua extensão) nomeadamente Espaços Agrícolas onde as restrições relativamente à ocupação e edificabilidade são ainda maiores!

A propriedade encontra-se igualmente incluída na REDE NATURA 2000 - Sítio da Lista Nacional PTCON0012 , cuja legislação contempla inúmeras limitações / restrições para determinadas actividades, incluindo este tipo de turismo dirigido às massas.

Em 2005 o projecto foi elevado à categoria de PIN e volvidos 4 anos estará a abrir as portas, tendo a capacidade para receber os habitantes de uma pequena cidade. Os hóspedes e visitantes terão de se deslocar na parca rede de estradas do concelho de Odemira e procurarão ir a banhos nas exíguas praias dos arredores, onde no pino do verão mal existe um lugar para uma toalha!

O parque de campismo terá uma área de alojamento com Chalets – T2; Hotel Móvel – T1 Unidades móveis com rodas; e uma área designada de Alvéolos para estacionamento de auto-caravanas e instalação de tendas com os habituais serviços de apoio – balneários.

O empreendimento terá ainda outros serviços, dos quais se destacam o parque aquático com piscina de ondas coberta, a piscina infantil e a piscina descoberta com 100 metros de comprimento; o parque de diversões infantil; as zonas desportivas; o centro de bem-estar ou Spa; o restaurante / bar; o supermercado e uma área destinada a empresas para convenções e eventos etc.

O programa é ambicioso; e sob o lema do VERDE e do ecologicamente correcto, criou-se o santo graal da sustentabilidade às portas do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Tudo é VERDE e VERDE MAIS VERDE NÃO HÁ!

É um “ecoturismo verde para crer” onde é divulgado em www.zmar.eu que:
“O Zmar irá de encontro aos princípios ecológicos” e para além do já tão badalado recurso a energias alternativas, recolha selectiva de lixos / reciclagem, o programa VERDE é tão ambicioso que chega ao ponto de divulgar que no ZMAR os sabonetes serão de origem vegetal e biodegradáveis; e os copos e pratos de plástico feito de barbas de milho!

Relativamente às emissões de CO2 os promotores do ZMAR também arranjaram soluções, declarando que “Sempre que possível, todos os produtos no ZMAR são comprados no país, reduzindo assim as emissões de CO2 causadas pelo transporte e a circulação de veículos automóveis é limitada dentro do ZMAR: utilizamos carrinhos eléctricos para reduzir as emissões de CO2".

Curiosa tamanha preocupação com as emissões de CO2, num empreendimento cuja implementação faz a apologia do uso da madeira, destruindo florestas (certificadas para o uso na construção) e exterminando os habitats criados nessas mesmas florestas. Aqui não haverá emissões de CO2?

Já agora essa madeira será tratada com que tipo de produtos que impeçam a contaminação dos xilófagos ou aumentem a resistência ao fogo (conforme determinam as normas)?

Que outro tipo de materiais complementarão a construção? Serão também VERDES os isolamentos e os impermeabilizantes?

E os camiões que se deslocam diariamente para a herdade de a-deMateus, as gruas; o abate de vegetação autóctene; a terraplanagem e movimentação de terras; os reservatórios de água artificiais; a impermeabilização do solo (embora teimem que será muito permeável!) …

E os milhares de toneladas de produtos transportados em camiões, carrinhas etc; que abastecerão constantemente o empreendimento?

E por fim as pessoas que ali se deslocarão diariamente?

Bem talvez seja legítimo impedir que a circulação dos veículos dos casalinhos que ali pernoitam e dos grupos que vão para os mergulhos nas piscinas, porque senão o ruído e a qualidade do ar assemelhar-se-ão ao da Baixa Lisboeta.

Bem… para não falarmos dos cerca de 26 km que esses milhares de casalinhos farão (de ida e volta) se quiserem ir, pelo menos uma vez por dia à praia da Zambujeira! A estrada n.º 393 vai parecer a segunda circular numa sexta-feira em hora de ponta.

Esperamos então que este empreendimento seja um sucesso, que traga muitas “VERDINHAS” para os investidores e que com o passar do tempo não seja esquecido o rol de promessas que inventaram para licenciar o empreendimento.

É que os promotores salvaguardaram-se e afirmam que a informação divulgada “não tem carácter contratual” e temos de ter sempre dúvidas em relação a um empreendimento que difunde uma mensagem dúbia relativamente à sua situação geográfica!

Vejamos: o nome é ZMAR – e isto lembra a ZAMBUJEIRA DO MAR! (No mínimo sugere que se situa à beira-mar). Mas na realidade localiza-se na Longueira/Almograve, na periferia da freguesia de São Teotónio e em linha recta situa-se a mais de 10 Km da Zambujeira! Por estrada são mais de 13 km!

Já se vêem operadores a divulgar o ZMAR na Zambujeira do Mar e haverá sempre aqueles que vêem ao engano (como no Festival do Sudoeste) fazem uma reserva a pensar que vão pernoitar na Zambujeira e afinal…