11.6.08

A escassez dos bens de consumo já chegou a São Teotónio!

A paralisação das empresas de transportes começa a afectar o fornecimento de bens em todo o país. Depois da falta de peixe fresco provocada pela greve dos pescadores, começam agora a escassear a carne, a fruta e os vegetais, tal como os combustíveis que estão a esgotar nos postos de abastecimento.

Em São Teotónio os supermercados reflectem a crise que o país atravessa e os postos de combustível acusam a falta de fornecimento e o aumento da demanda. Como os camionistas ameaçam continuar este protesto até ao fim-de-semana, a população alarmada tem abastecido a despensa, o frigorífico e o depósito do carro.

Todavia, a porta do diálogo está aberta e esta noite os representantes das pequenas transportadoras reunem-se no Centro de Exposições Exposalão, na vila da Batalha para decidirem se o acordo estabelecido entre a ANTRAM e o governo ao longo do dia satizfaz as suas reividincações, uma vez que a principal causa desta paralização - o preço dos combustíveis permanecerá elevado e não se perpectiva a criação de um combustível profissional para empresas transportadoras.

A ANTRAM incita os seus associados que se encontrem paralisados a retomarem as suas actividades.

O acordo celebrado hoje contempla os seguintes parâmetros:

Consagração legal de fórmula de revisão automática dos preços dos serviços, de acordo com as variações do preço do combustível, e estabelecimento de coimas pelo seu incumprimento;

Consagração legal do prazo máximo de 30 dias para o pagamento dos serviços de transporte, e estabelecimento de coimas pelo seu incumprimento;

Majoração em 20% dos custos com combustível para efeitos de IRC;

Diferimento do pagamento do IVA ao Estado para o momento do recebimento efectivo do serviço de transporte, a partir de 2009;

Criação de incentivo à renovação de frotas (prémio ao abate, incentivo à instalação de filtros de partículas e custeio, por parte do Estado, do diferencial de custo de aquisição entre veículos Euro 4 e Euro 5);

Reintrodução dos descontos nas portagens das auto-estradas (entre 30% e 50%);

Manutenção do valor do ISP para 2009;

Manutenção do valor do IUC nos próximos três anos;

Criação de apoios à formação no sector e criação do Centro de Novas Oportunidades para Transportes;

Assumpção pelo Ministro dos Transportes do dossier das Ajudas de Custo TIR;

Criação de um grupo de trabalho envolvendo os Ministérios dos Transportes e do Trabalho, para adaptação da legislação laboral à especificidade do sector.


Imagem Extraída do Banco de Imagens do Google.
Fonte: http://www.antram.pt/

4 comentários:

Anónimo disse...

O caminho que Portugal está a seguir não é o mais correcto, lamento olhar para todos os quadrantes políticos e não ver alguém capaz de inverter esta situação, espero que apareça um homem digno dos nossos heróis do passado a salvar esta infeliz Nação.
Peço aos Portugueses que saibam enfrentar este difícil momento com serenidade, dignidade, sem prepotência, muito amor a este infeliz Portugal, e que o ponham acima dos seus intresses pessoais.
Theotónio

Anónimo disse...

No alentejo não houve paralização dos camionistas... eles estão andando é muito devagarinho. Só são ultapassados pelos chaparros e pelas azinheiras quando tem o vento a favor.

Zé Caracol

Anónimo disse...

A Igreja portuguesa celebra hoje o dia de Santo António com toda a dignidade que lhe merece este Homem que além de ser Lisboeta, foi o primeiro professor de teologia da sua Ordem e um Homem que sempre a dignificou seguindo com verdadeiro amor ao próximo e a Deus os ensinamentos que nos foram legados por Cristo.
Devido à grandeza da sua pastoral e ao facto de olhar para todos como seus iguais Santo António tornou-se um Santo do povo, motivo porque nesta altura este lhe presta a sua homenagem nas festas e romarias, também os nossos escuteiros fizeram um mastro em sua honra e com o fim de angariar fundos para a sua obra, esperemos que todos vão comprar uma filhó e uma fatia do bolo "S.Teotónio" para adoçar as suas boquinhas, bem- hajam pelo contributo.
Mirrósa

Anónimo disse...

Caros Bloguistas
Há um ano sois a companhia dum velho tão velho como o tempo, o que muito vos agradeço, parabéns pelo vosso blogue, parabéns aos comentadores.
Tenho pena que não haja um comentário do Senhor Padre a dar a notícia: baptizei um bebé com o nome de Theotónio, seria lindo, hoje mesmo estive num site brasileiro onde encontrei vários senhores do JetSet com o meu nome.
Felicidades para o Blogue, que ele se torne como eu tão velho como o tempo.
Theotónio