30.7.08

FACECO 2008

Mesmo sem os habituais concursos e exibições de gado, a Feira das Actividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira recebeu milhares de visitantes.

A diversidade do programa, a par de algumas estrelas de cartaz foram os pontos fortes de uma feira que se está a tornar um dos ex-líbris da freguesia de São Teotónio.

O encerramento da feira decorreu na madrugada do dia 21 de Julho, depois da actuação dos Anjos, que tal como Elba Ramalho e André Indiana nas noites anteriores fizeram furor entre o público. Para o ano há mais!!!

15 comentários:

Anónimo disse...

É pena o recinto da feira não abrir a porta a mostras de gastronomia da zona, com pessoas já de certa idade a confeccionar as receitas de família para que não se percam, seria uma festa linda para no outono acompanhada pele mataça do porco, com a preparação de belos enchidos caseiros e uma boa moleja.
Pense nisso Senhor Presidente virá muita gente e será uma mais valia para dar a conhecer a cultura de S.Teotónio.
Theotónio

Anónimo disse...

Theotónio, só pensas em festa, no nosso tempo não havia festivais, tinhamos os bailes e os cinemas na Sociedade Recreativa, os Teatros ensaiados pelo Senhor José Viana e mais tarde pelo Senhor Manuel Tomás, o Senhor Augusto Piegas caracterizava os artistas e tinha muito geito, a banda de música era dirigida pelo Senhor Piçarra e Senhor José Gaspar, foram bons tempos em que um grupo de homens e mulheres lutaram pela cultura desta terra.
Lamento apenas se lembrassem do Doutor Costa...
Jonas

Anónimo disse...

Gostei dos vossos comentários, gosto de conhecer as raízes da minha terra, onde há mais acesso à cultura graças às escolas, no entanto nota-se o interesse apenas pela bandalheira e pelo deixa andar.
Maria do Mar

Anónimo disse...

Senhor Presidente
Porque não promove uma feira denominada "Delicias do Pão", em que na ementa predominem as açordas, migas, sopas de caldo de peixe, frango, cozido de couve de novelo, feijão e grão de bico aromatizadas com hortelã, doces e bolos, a terminar esta ementa um saboroso medronho e chás das ervinhas da região.
Isto não só seria uma mais valia para o turismo local, como seria uma óptima ocasião para dar a conhecer aos jovens uma alimentação simples e saudáve.
Theotónio

Anónimo disse...

Uma boa ementa, gosto muito dum bom cozido de feijão, de grão e couve como se faz aqui na nossa região e como entrada uma boa sopa de pão confeccionada com o caldo do cozido e aromatizada com hortelã.
Este comentário fez-me recordar alguém que quando em minha casa comia em silêncio profundo umas deliciosas migas acompanhadas de carne de porco e a terminar uma ambrósia, a filha provocadora lhe perguntava:
Papá está tão calado, não diz nada?
Ele respondia evocando Camões: "Agora outros valores mais altos se levantam".
Senhor Presidente com os restaurantes da zona meta mãos à obra, faça renascer a gastronomia local, siga os conselhos do Theotónio, os velhos por vezes são sábios.
Mirrósa

Anónimo disse...

Senhores Presidentes

Nas próximas eleições em quem votarão os habitantes e cidadãos de segunda categoria da Vila de S.Teotónio?
Digo cidadãos de segunda porque nem têm direito às ruas arranjadas, embora estejam num estado caótico!
Viva a igualdade de direitos.
Jonas

Anónimo disse...

Senhores Presidentes

Nas próximas eleições em quem votarão os habitantes e cidadãos de segunda categoria da Vila de S.Teotónio?
Digo cidadãos de segunda porque nem têm direito às ruas arranjadas, embora estejam num estado caótico!
Viva a igualdade de direitos.
Jonas

Anónimo disse...

Caro Jonas
Em quem votamos?
Damos meia volta e volta à mesma.
Que se lixem as ruas, que se lixem os votantes, importa sim a cadeira do Poder, o resto é pura fantasia.
Rita

Anónimo disse...

Estamos numa zona turística, mercia ser cuidada com mais carinho, que fez a Junta das ruínas da Capela de S. Miguel?
E da Oliveira onde diziam ter aparecido o Santo?
Essa devia ser perservada e religiosamente divulgada pois ao local atraíria muitos turistas, o que seria uma mais valia para a zona.
Não sou cristão, mas sei tratar as coisas pelos nomes certos, a história não se deve destruir mesmo que as nossas convicções não a aceitem.
Manuel Borges

Anónimo disse...

Mais uma vez S. Teotónio perdeu, é vegonhoso Senhores Presidentes é vergonhoso o que sempre fizeram e estão a fazer com S.Teotónio, a maior freguesia da Europa e a maior Paróquia como estava escrito num documento da Exposição da Paróquia, só por isto esta freguesia do Concelho de Odemira deveria ser referêncida no programa da RTP, já o não foi no programa de Professor José Hermano Saraiva porque não tem património, sempre o destruiram ainda há bem pouco tempo na zona do " Castelo" umas máquinas destruiram um sobterrâneo onde existia uma construção quem dá contas disso?
Quem dá contas da destruição da Capela e da Oliveira do S. Miguel?
Theotónio

Anónimo disse...

Eh, Theotónio estás mesmo triste!
Dizes-te tão mais velho como o mundo e ainda estranhas os Presidentes?
Foi, é e será sempre a mesma coisa.
Não lembras aquele Senhor muito velhinho que foi administrador em Odemira e nos dizia:
S.Teotónio devia passar para o Concelho de Ourique ou de Aljezur, fazendo parte de Odemira jamais será uma grande terra pois será sempre lixado.
Isto já é velho, calma meu caro "atrás de tempos, tempos vêm", um dia o mundo mudará, tenho uma fesada que mais cedo do que pensam os nossos manda chuvas...
Jonas

Anónimo disse...

Senhores Responsáveis pelas obras do Concelho de Odemira já repararam na borrada que deixaram construir junto à Igreja de S.Teotónio?
A casa há muito existia lá mas não a tapava totalmente, fui a essa terra onde há anos não ia disse-me:
As mentalidades são as mesmas de sempre embora estejamos no século XXI, as autoridades eclesiásticas e as locais onde estavam que deixaram tapar o único monumento da terra?
João Veiga

Anónimo disse...

Meus Amigos

S.Teotónio tinha as ruas lindas quando calcetadas, hoje são vergonhosas, por favor tenham um pouco de brio.
Sousa

Anónimo disse...

Deixem de destruir as casas mais antigas e reconstruem-nas porque tudo moderno e igual tira a vila de S. Teotónio a beleza. Apoiem os jovens porque eles são a base de sustentação da vila no futuro e se eles não se sentirem apoios em jovens quando forem adultos vão querer abandonar a vila, assim, a vila acabará por ficar mais envelhecida.

Anónimo disse...

Nesta terra tudo continua e continuará igual, falta bairrismo, amor a S. Teotónio, reina o amor ao "Eu Sou, Eu tenho um estatuto superior ao teu".
Mário