20.1.09

A Polícia Judiciária na Câmara Municipal de Odemira

Ao longo do dia têm sido veiculadas várias notícias nos órgãos de comunicação social que confirmam a presença de inúmeros inspectores da polícia judiciária no edifício da Câmara Municipal de Odemira.

A investigação levada a cabo pela Direcção Central de Investigação da Corrupção e Criminalidade Económica e Financeira baseia-se em alegadas suspeitas de irregularidades ocorridas neste e no anterior mandato do Sr. Presidente António Camilo.

O Correio da Manhã online publica hoje em destaque a seguinte informação:


"Vários processos de licenciamento suspeitos
Buscas na Câmara de Odemira


Cerca de 30 inspectores da Polícia Judiciária (PJ) do Direcção Central de Investigação da Corrupção e Criminalidade Económica e Financeira (DCICCEF) estão a realizar buscas na Câmara Municipal de Odemira.

Em causa estão dezenas de processos de licenciamento considerados 'suspeitos'. Trata-se de uma investigação que já vinha sendo desenvolvida pela PJ há alguns meses e que recai sobre o actual e anterior mandato do presidente António Camilo eleito pelo Partido Socialista.

Para além das instalações da câmara, estão também a decorrer buscas em vários domicílios particulares e ateliers de arquitectos.

Suspeita-se dos crimes de corrupção, peculato e abuso de poder."

"Presidente admite irregularidades em obras particulares

O presidente do município alentejano de Odemira, António Camilo (PS), admitiu que as buscas realizadas pela Policia Judiciária (PJ) na autarquia podem estar relacionadas com processos de obras particulares.

Segundo António Camilo, 'um dos inspectores já tinha estado na Câmara há uns meses atrás, a pedir dois ou três processos relacionados com obras particulares', os quais 'levou' consigo.
'A PJ talvez tenha voltado para aprofundar a investigação', admitiu, mostrando-se de 'consciência tranquila' e referindo que, hoje de manhã, 'não falou muito tempo com os inspectores'.

Segundo o autarca, 'dois inspectores' da PJ entraram hoje de manhã na Câmara 'com um mandato', com o intuito de 'fazer buscas na Câmara'.

António Camilo, que estava de saída para uma Assembleia Municipal extraordinária na sede de freguesia de Sabóia, garantiu que se colocou 'à disposição' dos inspectores e criou 'as melhores condições possíveis para fazerem o seu trabalho'.

'Disponibilizei as instalações e todos os serviços da Câmara e coloquei a minha chefe de gabinete e um vereador à ordem daquilo que os inspectores entendessem útil no sentido de lhes facilitar a tarefa que foram fazer', disse
."

Texto e Imagem Extraídos de http://www.correiodamanha.pt

6 comentários:

Anónimo disse...

Num mundo onde os valores principais são:
O dinheiro, a ostentação, a vaidade, onde não existe a humildade, o desejo de servir, mas acima de tudo o eu "sou", acontecem sempre estas coisas.
Que apareça alguém a salvar esta infeliz Nação.
Theotónio

Anónimo disse...

Nem vinte Salazares, dez Marqueses de Pombal e cem D. Pedros I darão já conta da miséria desta desgraçada Nação.
Jonas

Anónimo disse...

Lamento que o Camilo tenha sido envolvido nesta teia. As pessoas que fazem parte da equipa não são as melhores e alguns técnicos da câmara sofrem de uma falta de profissionalismo atroz. Mais dia menos dia a coisa haveria de dar para o torto.

M. L. Costa

Anónimo disse...

É pena ver que a obra da Lagina continue... devia de haver alguém superior a cores políticas, votos, influências e que tivesse a ousadia de demolir aquele mamarracho!

Tornando esta obra a bandeira de uma nova atitude neste país, sería um início de um novo modelo, um novo paradigma de planeamento e de civilização!

O Presidente pode ser responsabilizado pos essa e por outras obras, mas... e os arquitectos e urbanistas que elaboraram o PDM, não deveriam ter sido imunes a esses jogos de poder?

Deviam mas não podiam não é?

O terreno do vereador x, do amigo y e do compadre Z tinha de ser classificado como área urbana aquando da elaboração do PDM!

Força Camilo, dê a volta por cima eu sei que gosta da sua terra!

José Manuel Fernandes Rodrigues

Lisboa

Anónimo disse...

Andamos todos a pagar o salário de técnicos que passam dias sem pôr os pés na câmara. Quem conhece a Câmara de Odemira ou precisou de algum serviço sabe de quem estou a falar!

Eu já nem falo dos atrasos, dos esquecimentos, de respostas que nunca são dadas (pena que com medo ninguém recorra ao diferimento tácito) etc. Eu falo de gente que nunca lá está, que nunca atende o telefone e falo também de gente que está lá e que não faz nada porque os colegas se zangaram e não lhe entregam trabalho!

Este último caso - é uma das anedotas da câmara a criatura passa o dia na secretária sem fazer nada e ao fim do mês recebe o salário.

Quem paga isto? O Zé Povinho!

Anónimo disse...

Uns nunca estão, são funcionários, mas trabalham por conta própria ou andam o dia nos biscates tirando partido do lugar que ocupam.

Outros estão lá porque têm mesmo de estar mas pouco fazem e quando têm de fazer alguma coisa, complicam e complicam e complicam! Pedem coisas de uma forma que mais nenhuma câmara exige!

Naquela câmara não existe o simplex, existe sim o compliquex!

Depois há aquela pessoa com a qual os colegas imbirram e por isso não lhe entregam trabalho, mas recebe na mesma o salário ao fim do mês.

Depois são as contratações de compadres, amigos, camaradas, parentes (à moda da Câmara da ilha do Corvo).

Depois é giro ver as obras dos cantoneiros, é um espectáculo! Para abrirem um buraco ou em qualquer circunstância do género estão 5 ou mais a ver e um cantoneiro a trabalhar...
d e v a g a r i n h o ... muuuuuito devagarrrrrrr!