23.10.09

Exposição “Amália… eterna e única”

Estará em exibição no Crédito Agrícola de São Teotónio uma exposição dedicada a Amália Rodrigues, entre o dia 24 de Outubro e o dia 24 de Novembro.

A inauguração está marcada para as 16:00 h do dia 24 de Outubro e a mostra contará com esculturas inspiradas na fadista e duas peças de vestuário outrora usadas por Amália e cedidas pela "Fundação Amália Rodrigues".

As esculturas são da autoria da artista plástica Xica (Sr.ª D. Francisca Efigénio), que mais uma vez organiza uma exibição dos seus trabalhos, celebrando desta vez a amizade que estabeleceu com a fadista.

Amália tinha uma casa na freguesia de São Teotónio, perto do Brejão, e algumas pessoas da região tiveram o privilégio de privar com ela e com o seu marido, o Sr. eng.º Seabra.

A exibição é apoiada pelo Crédito Agrícola e pela Junta de Freguesia de São Teotónio.

8 comentários:

Anónimo disse...

.Haja Deus!Adoro as exposições da Xica, e ainda mais sobre a D.Amália...
Tenho a certeza que vai ser maravilhosa essa mostra.Espero que lhe saibam dar o verdadeiro valor.
Parabéns Xica e um obrigada à Senhora D. Amália por tudo o que fez por este país.

Anónimo disse...

Há anos dei uma queda, ia coxear para o Centro de Saúde, encontrei o Ex.Senhor Engenheiro Seabra, perguntou o que tinha, disse-lhe, foi imediatamente buscar o carro e levou-me à consulta, fiquei-lhe imensamente grata, falava muito com o Senhor na mercearia do Senhor Bento e por coisas que o vi fazer a velhotes a quem dava boleia admirava-o muito.
Um dia em que soube estar cá a esposa oferci-lhe um humilde miminho, toca o telefone, confesso fiquei feliz quando do outro lado do fio ouvi a voz da Diva do Fado perguntar o motivo daquela atenção para com o marido, disse-lhe o porquê, respondeu:
Só fez o dever dele, um homem mininamente educado e humamano tinha o dever de fazer o que ele fez à senhora...
Fiquei maravilhada com a forma como esta Grande Mulher via as pessoas com problemas.
A Exposição da nossa Xica fez-me reviver este episódio tão lindo!
Gostei muito da Exposição, as peças estão lindas, tudo revela muito bom gosto.
Felicidades Xica continua à maneira do Santo de Assis a vêr algo de belo em cada Pedra para lhe dar a sua identidade, Ele viu Deus, o Deus que te dá o dom da inspiração.
Xica tu sabes quem escreve este comentário...um beijo.
Maria

Anónimo disse...

XICA, muitos parabéns pela Exposição.Está linda, fantástica.
Espero que estas gentes reconheçam o teu valor.Se fosse noutro país eras uma grande senhora,como a D. Amália; assim és uma grande senhora para os que sabem apreciar o teu trabalho.
És e serás sempre a "nossa Xica".
Bem hajas

Anónimo disse...

Parabéns, gostei muito da exposição está lidíssima.

Anónimo disse...

Estou admirado!E ao mesmo tempo desiludido!
Então as pessoas não dizem nada sobre a exposição?Venho aqui todos os dias para ver as opiniões dos bloguistas e não é que não dizem nada?Se fosse para falar mal ...
mas como é para elogiar alguém da terra como é o caso da Xiquinha, estão calados.
Depois queixam-se que só se fala de Odemira!Façam o favor de valorizar o que é da nossa terra.

Anónimo disse...

Não fui convidado para a exposição, quem sabe que existo?
Só o Blogue, a nossa Chiquinha vi-a nascer tal como toda a família, ontem fui à Caixa Agricola da qual sei toda a sua História como o não devem saber as pessoas que lá trabalham...Sou tão velho quanto o mundo, mas voltando à exposição acho-a linda, a nossa Chiquinha foi sempre muito decicida desde de pequena, soube ir longe, parabéns gosto de ver estas coisas que põem a nossa terra nas luzes da ribalta.
E a D. Amália merece esta homenagem porque preferiu a nossa terra para passar férias.
O Sr. Eng. falava muito comigo era também um grande Homem.
Theotónio

Anónimo disse...

Parabéns, a exposição está muito boa, os trabalhos realizados pela D. Xica estão óptimos, gostei imenso lamento os nossos amigos do blogue não ponham aqui as fotos das peças, para serem vistas pelos visitantes deste site que tem possibilidade de ver a exposição.
Jonas

Anónimo disse...

É pena que o blogue não mostre fotos das peças da Xica, vivo longe não vi a exposição.
José das Varzeas