18.2.10

18 de Fevereiro - Dia do Padroeiro São Teotónio


30 comentários:

Anónimo disse...

S. Teotónio foi amigo e confessor do fundador da Nacionalidade Portuguesa, nascido em Ganfei no lugar de Tardinhade, filho duma Família da nobreza do Alto Minho, foi uma Figura muito importante na Sociedade do seu tempo, tanto a nivel religioso que pôs Deus, a Virgem Santíssima acima dos intresses terrenos, ajudou os irmãos carêntes, sem olhar a raças, credos religiosos inclusivé
moçárabes.
Honesto, para Ele a verdade, justiça, dignidade, eram a sua prioridade.
Humilde, por duas vezes regeitou o título de Bispo.
Arrojado ousou repreender a Rainha D. Teresa dizendo-lhe: "a única Senhora digna desse Título era a Nossa Senhora."
Peregrinou pela Terra Santa, fez um milagre ainda em vida no Mar Egeu.(Grécia)
O Rei D. Afonso Henriques quando da sua morte disse: " mais depressa a Sua Alma sobe ao Céu do que o Seu Corpo à sepultura.
É uma grande honra termos por Patrono este Grande Homem canonizado pelo Papa um ano após a sua morte.
Mirrósa

Anónimo disse...

Que saudades de quando se celebrava o dia de São Teotónio...
Que saudades do Padre Ximenes...

Anónimo disse...

Quem escreveu este comentário não está atento ao que se passa na paróquia, pois embora sem pompa o Rev.Padre Abílio tem celebrado "S. Teotónio" e há dois anos realizou uma exposição sobre S.Teotónio "Homem, Santo" afim de divulgar o nome deste Homem extraordinário que é o nosso Padroeiro.

Anónimo disse...

Antes de iniciar a celebração da Eucaristia Dominical em honra de São Teotónio, o Rev.Padre Abílio fez referência à Vida do Nosso Padroeiro e no final da celebração disse o motivo porque adiou a abertura da II exposição que tem por temática a vida e obra do Primeiro Santo Português.
Mirrósa

Anónimo disse...

Como não vou á missa não ouvi o Rev. Padre, penitencio-me por isso, mas noutros tempos não era preciso ir á missa para se ouvir falar nas coisas.Peço desculpa a quem não
gosta,mas a liberdade de expressão ainda existe neste país, e eu não sou obrigado a gostar de certas modernices...Já percebi que não gostam muito que se fale no Padre Ximenes, mas ele ficou no coração de muita gente.Era um grande Homem.

Anónimo disse...

Caro Comentador(a)

Apenas esclareci o facto do Senhor Padre Abílio celebrar S.Teotónio longe de mim não gostar do que se fale do saudoso Rev. Senhor Padre Ximénes Homem por quê nutri o maior respeito e admiração devido à sua postura digna na Igreja, simpatia e educação com que sempre tratava as pessoas.
No entanto acho que é nosso dever corrigir algo errado.

Anónimo disse...

Porque é ke não fazem uma festa neste dia? Alguém sabe?

Anónimo disse...

A festa é só da Igreja, o resto é paisagem...

Anónimo disse...

Porque pertencemos ao Concelho de Odemira o nosso feriado múnicipal é o dia da festa de Nossa Senhora da Piedade, motivo porque S. Teotónio é apenas celebrado litúrgicamente pela Igreja.
Para termos uma grande festa a Junta brindava esta Vila com um feriado no dia 18 de Fevereiro, estou convencida que o nosso Reverendo Pároco com a paixão que tem pela vida e obra do primeiro Santo Português teria a maior das alegrias em contar aos paroquianos desta terra a grandeza de carácter do grande Homem que foi S. Teotónio.

Anónimo disse...

Não sou homem de Igreja, acredito em Deus, respeito ideias, na escola foi-me dado conhecer o confessor de Afonso Henriques, mais tarde, convivi com um conhecedor da sua vida, fiquei orgulhoso por ser o Orago desta terra, lamento não existir aqui um Teotónio, antigamente existiu um, ainda o lembro, hoje num dos bancos da censura desta terra alguém falando comigo dizia: Teotónio não é nome próprio, outro dizia: os padres lembraram pôr Teotónio a um Santo (...) para este homem um santo é uma escultura nada mais.
Aqui nesta terra põem uns nomes tão sem graça nos filhos que nada têm a ver com a cultura portuguesa, afinal ninguém baptiza um filho com o nome de Teotónio.
Theotónio

Anónimo disse...

Há exposição ou não?

Anónimo disse...

Há muitos anos não vinha a S.teotónio, fiquei fula com o mamarracho frente à igreja, a pintura azul, o alpendre, o pt.
As mentalidades das autoridades foram. são e serão sempre as mesmas que fizeram sair daqui as pessoas com sensibilidade.
Margarida

Anónimo disse...

Não hámais novidades sobre esta terra neste blogue?Venho aqui dezenas de vezes e só vejo o Santo.Até gosto mt dele,mas convenhamos que´há mais notícias.Que tal dizer que a Faceco mudou para uma semana mais tarde e serão só 3 dias.Acredito que seja melhor pois a crise aperta,e como li esta noticia na net aqui estou a dar esta informação.
Beijinhos.Alentejana desiludida

Anónimo disse...

Eu não estou desiludido com o Santo, estou por não terem anunciado a inauguração da Exposição sob o tema S.Teotónio, no Centro Paroquial, quando soube já estava fechado e não tenho possibilidade de ver a menos que a exposição esteja aberta uns dias bons.

Anónimo disse...

Admiro que os donos deste Blogue não falem na exposição que se encontra na Igreja sobre S.teotónio, já vi e gostei muito parabéns Senhor Padre o Senhor é cinco estrelas, teve uma ineciativa muito geitosa.

Anónimo disse...

Espero que seja apenas uma pausa e que o blogue não acabe!

M. Guerreiro

Anónimo disse...

Fui ver a exposição,gostei muito parabens Senhor Padre.
Theotónio

Anónimo disse...

Os comentadores deste blogue onde estão?
Desejo que não acabe, pois é muito bom...

Anónimo disse...

Senhor Padre

Vou arriscar a dar um palpite, vi a foto dos noivos na exposição, fiquei encantada com a imagem do S.Teotónio aos pés da Cruz sobre o Sacrário, o Senhor devia pô-la lá de novo e punha as imagens de Nossa Senhora das Dores e S.João nos nichos ao lado do trono, e a imagem do Sagrado Coração de Jesus voltava para onde sempre esteve e a de Nossa Senhora do Rosário punha-a na peanha ao lado do altar do Santíssimo Sacramento é pena que a nossa Padroeira não esteja de frente para os fiéis e possa crer Senhor Padre a igreja ficava bem mais linda.

Anónimo disse...

Concordo com este comentário.

Anónimo disse...

Onde estão os "Bologuistas" deste lindo site como lhes chama o nosso querido "Theotónio", não terminem com um Blogue tão lindo, tenho saudades de vocês, do Jonas, do Theotónio, de todos quantos por aqui passaram, voltem a dar notícias deste cantinho que tanto amo e não esqueçam que no próximo ano vamos começar a celebrar o júbileu dos oitecentos e ciquenta anos da morte do nosso primeiro e grande Santo S.Teotónio.

Mirrósa

Anónimo disse...

42321 visitantes de todo o mundo é uma pena deixar morrer um site tão lindo, animem-se bloguistas recomecem, parar é morrer...mirrósa

Anónimo disse...

Senhor Padre tenha cuidado com a vaidade, prepotência e falta de caridade usada pelo séquito que deambula orgulhosamente pela sua igreja convencido ser o sucessor das donas Manuelas, portanto sentado no lugar de destaque da igreja, Cristo não é vaidade,cara dura, suspiros de fartanço por estarmos a ser abordados por pessoas que nos fazem sombra...Cristo é amor,caridade, modéstia, um sorriso, uma resposta amável e não dureza.
Desculpe o desabafo sou alguém muito cansado de ser humilhado.

Anónimo disse...

Pena haverem comentadores que se tenham apoderado deste espaço para falarem de assuntos de sacristia, que não são tidos nem achados para aqui.

Quem sabe se não foi por isso que os autores do blogue se enjoaram?

Deve ser frustrante escrever uma postagem e só falarem de temas religiosos nos comentários.

Anónimo disse...

Admiro a pessoa que deu as informações no portal da Freguesia de S.Teotónio por dizer que a padroeira desta terra é Nossa Senhora do carmo, não é, é sim Nossa Senhora do Rosário.

Anónimo disse...

Senhores Bloguistas não deixem 43.000 visitantes sem postagens novas.

Lady Candlelight disse...

Olá queria apenas expressar que gostei de encontrar este blog sobre São Teotónio.Resido em Odemira apesar de ser bem lá do norte ;)
Continuem a divulgar São Teotónio desta forma!

cc disse...

bom: para alterar um pouco o tema.
Sabem?
que por volta de 31-5-1967,foi inaugurada a luz electrica na aldeia de s. teotónio.e no acto compareceram os srs engºamaro da costa, secretário de estado da industria,governador civil de Beja,e o director da P.I.D.E.e etc.Foram recebidos a cerca de dois quilometros de odemira no sitío de telheiro,pelo presidente da camãra,vereação,deputado calapez garcia e dezenas de individualidades.depois de uma sessão de boas vindas,dirigiram-se para a praia de zambujeira onde inauguraram também,a luz.De regresso a s. teotónio ,foi inaugurada ás 21 horas,a luz electrica tendo terminado o acto com um banquete na sociedade recreativa de s. teotónio.
gostaram DE SABER? EU GOSTEI ,escrevam d´estás histórias
e assim todos saberemos mais qualquer coisa de s. teotónio.
fiquem bem.

Anónimo disse...

oi meu nome é teotonio menezes macedo sou do brasil e gostei mito do seu blog

valdemar moreira disse...

Sou nascido na terra e lugar onde nasceu S.Teotónio.
PADROEIRO NÃO SEI DE ONDE. JÁ OUVI TANTA BURRIFADA QU GOSTAVA DE SABER DE ONDE É PADROEIRO, COM GARANTIA. OBRIGADOS