10.2.10

Freguesia de São Teotónio nas "7 Maravilhas Naturais de Portugal"

O concurso iniciou-se com 323 lugares eleitos em todo o território nacional. Os critérios de selecção visam a escolha de locais com elevado valor natural e paisagístico; que manifestem um bom estado de perservação e importância ecológica ou que possuam um significado histórico e cultural relevante.

A metodologia da escolha baseou-se em critérios determinados pelo Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade, pela Liga para a Protecção da Natureza, pela Quercus e National Geographic.

Foram agora apurados 77 locais, após uma pré-selecção efectuada por especialistas oriundos de diversas regiões do país. No distrito de Beja foram contemplados os concelhos de Mértola, Serpa e Odemira. Entre as cinco maravilhas eleitas estão: O Vale do Guadiana e o Pulo do Lobo pertencentes aos concelhos de Mértola e Serpa.

As restantes três maravilhas eleitas nesta fase são: o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina na categoria de`"Áreas Protegidas"; a Praia da Zambujeira e o Cabo de Sardão entre as "Praias e Falésias".

Os critérios que serviram de base à selecção dos 77 locais escolhidos foram sugeridos pelo Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade, Liga para a Protecção da Natureza, Quercus e National Geographic.

Na próxima etapa do concurso serão eleitas 21 personalidades nacionais que escolherão as 21 maravilhas finalistas. Entre estes 21 finalistas deverá estar presente um representante no mínimo de cada uma das sete regiões do país - Norte; Centro; Lisboa e Vale do Tejo; Alentejo; Algarve; Açores e Madeira. No dia 7 de Março será apresentada a lista dos 21 lugares sujeitos à votação do público, que terá a palavra final.

A votação termina a sete de Setembro e neste mês serão conhecidos os lugares eleitos para constarem na lista das "7 Maravilhas Naturais de Portugal".

3 comentários:

Anónimo disse...

Fiquei muito feliz por alguém achar locais em S. Teotónio dignos de figurarem no concurso das Sete Maravilhas Naturais de Portugal, a grande freguesia de S. Teotónio tem locais lindos, tanto na Orla Costeira, como nas zonas da Serra e Charneca, há aqui locais dignos de telenovelas.
Sou um grande amante da natureza, já contemplaram uma noite de luar ou então escura com o céu repleto de estrelas aqui na zona dos dois moinhos?
É simplesmente linda!
Um amante desta terra.
Theotónio

Anónimo disse...

Parabéns S. Teotónio!
Alguém te olhou com olhos de ver!
Alentejana esperançada

Anónimo disse...

A grande Maravilha de S.Teotónio e
o João electricista,ele é que merece o Prémio.